
Com 1.547 kg, paçoca de carne seca de Roraima quebrou mais um recorde.
Yara Ramalho/g1 RR
O presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou nessa quinta-feira (28) que Boa Vista é a Capital Nacional da Paçoca de Carne com Farinha.
A lei número 15.195 foi assinada pelo presidente e pela Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Há dez anos, a capital de Roraima produz a maior paçoca de carne seca do mundo, distribuída gratuitamente à população no Boa Vista Junina, da prefeitura. Este ano, quebrou o próprio recorde chegando a 1.547 kg do alimento.
A nova marca superou em 191 kg o próprio recorde, registrado em junho de 2024, quando a paçoca de carne seca entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes. Naquela edição foram produzidos 1.356 kg.
Paçoca de carne seca de Roraima, antes de ser pesada no Boa Vista Junina 2025.
Yara Ramalho/g1 RR
A iguaria, diferente da paçoca doce de amendoim, é feita à base de carne seca e farinha amarela. Ela é produzida através da pilagem da farinha e da carne, que posteriormente são refogadas com cebola, manteiga ou óleo de cozinha.
Até chegar ao sabor já conhecido pelos roraimenses e que desperta curiosidade de quem não é da região Norte do Brasil, a carne usada é desossada e levada ao sol, para o processo de secagem.
Entenda como é preparada a tradicional paçoca distribuída
Entenda como é preparada a tradicional paçoca distribuída no Boa Vista Junina
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.