
Poços de Caldas terá centro Dia Intergeracional no bairro São José – Crédito: Divulgação
Foi realizada a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Centro Dia Intergeracional São José em Poços de Caldas, espaço que vai acolher idosos e crianças em atividades integradas e transformadoras. As obras do prédio serão iniciadas ainda no segundo semestre de 2025.
Localizado na Rua Dina Alves Miglioranzi, no bairro São José, o Centro Dia Intergeracional vai atender 70 idosos em situação de vulnerabilidade social em regime de Centro Dia, que oferece diversas atividades que contribuem no processo de envelhecimento ativo e saudável, com a finalidade promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas e também das famílias.
No São José, o diferencial será o atendimento conjunto a idosos e crianças.
“Vamos trabalhar numa perspectiva de intergeracionalidade, para que essas gerações se encontrem aqui, com programas de apoio a população idosa e as famílias”, destaca a assistente social e professora, Dra. Eliane Catunda de Siqueira.
A iniciativa é da Associação de Promoção Humana e Ação Social (APHAS), em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, que fez a doação do terreno para a construção, e Associação Itaú Viver Mais, que visa apoiar projetos voltados à promoção e garantia dos direitos da população com 60 anos ou mais, por meio do Fundo de Direitos da Pessoa Idosa.
A presidente da APHAS, Nelma Benetti, informa que a proposta do Centro Dia Intergeracional do São José foi aprovada em edital, que levou em conta os projetos arquitetônico e social, com atendimento a idosos em situação de vulnerabilidade social, integrando também as crianças já atendidas pela instituição, em atividades terapêuticas, esportivas, culturais e de fortalecimento comunitário.
A iniciativa é da Associação de Promoção Humana e Ação Social (APHAS), em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas – Crédito: Divulgação
“A APHAs faz um trabalho magnífico e agora vai ampliar seu atendimento com esse serviço integrado para idosos e crianças, trazendo mais qualidade de vida para os moradores, especialmente da região do bairro São José”, ressalta o prefeito Paulo Ney.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho, o Centro Dia é um equipamento fundamental na melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa, assim como dos familiares, pautado no reconhecimento do potencial da família e do cuidador.