Casa de recuperação que pegou fogo no DF e deixou cinco mortos já havia sido interditada por fiscais


Incêndio em casa de reabilitação deixa cinco mortos no DF
A casa de recuperação de dependentes químicos que pegou fogo no Distrito Federal na madrugada deste domingo (31) foi interditada pelo DF Legal em julho, após denúncia anônima de funcionamento irregular.
Em nota enviada à TV Globo, o órgão fiscalizador informou que realizou inspeção no Instituto Terapêutico Liberta-se e constatou que local não possuía a Licença de Funcionamento.
“Por esse motivo, o local recebeu um Auto de Interdição e deveria estar fechado até que conseguisse a licença necessária”, informou o DF Legal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Para obter o laudo de funcionamento, um estabelecimento precisa conter uma série de documentos comprobatórios que atestem sua segurança e operacionalidade.
O instituto também não tinha alvará e nem laudos de funcionamento expedidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). O g1 questionou a Secretaria de Saúde sobre os laudos sanitários do espaço, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Apesar da determinação para ser fechado, o local continuou funcionando. À polícia, o diretor e proprietário, Douglas Costa de Oliveira Ramos, afirmou que o local funcionava há cinco meses sem as autorizações.
No entanto, nas redes sociais da clínica, há postagens sobre cursos, palestras e atividades que foram realizadas no local há mais de dois anos. Um dos posts mostra que a clínica estava aberta ao menos desde 2023 (veja abaixo).
Postagem de rede social da clínica de setembro de 2023 com endereço do local que foi incendiado.
Redes sociais/Reprodução
Incêndio deixa cinco mortos
Um incêndio no local deixou 5 mortos e 11 feridos neste domingo (31). O instituto Liberta-se está localizado no Núcleo Rural Desembargador Colombo Cerqueira, no Paranoá.
O fogo começou na sede da clínica, onde estavam cerca de 20 internos. Outros 26 ficavam em dormitórios do lado de fora.
Incêndio em casa de recuperação de dependentes químicos no Paranoá.
CBMDF/Divulgação
Na sede da clínica, foram localizados cinco corpos carbonizados de homens não identificados. O local estava trancado e com grades nas portas e janelas, o que dificultou a saída dos pacientes.
Outras 11 pessoas, com idades entre 21 e 55 anos, ficaram feridas, apresentando queimaduras e intoxicação por fumaça. Elas foram retiradas durante o combate ao fogo e encaminhadas a hospitais do DF.
Ainda não se sabe o que causou o incêndio. A 6ª Delegacia de Polícia, no Paranoá, investiga o caso.
Fogo na casa de recuperação de dependentes químicos foi gravado por vizinhos.
Reprodução
O que diz o DF Legal
A Secretaria DF Legal informa que realizou fiscalização na referida comunidade terapêutica em 12 de julho do ano passado após denúncia registrada via Ouvidoria do GDF.
Na oportunidade, ficou verificado que o estabelecimento encontrava-se sem Licença de Funcionamento e, por esse motivo, o local recebeu um Auto de Interdição e deveria estar fechado até que conseguisse a licença necessária.
LEIA TAMBÉM:
PREÇOS ELEVADOS: veja quanto custa comer no Congresso e nos arredores; valor do buffet ultrapassa os R$ 80
SOL NASCENTE: homem é detido após atropelar e matar a própria mãe no D
Veja mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.