Fiéis se mobilizam para reformar igreja do século 19 interditada em Sertânia


Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XIX, foi interditada em fevereiro
Arquivo/Paroquia Nossa Senhora da Conceição
A comunidade católica de Sertânia, no Sertão de Pernambuco, está se mobilizando para arrecadar recursos destinados à reforma da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XIX e interditada desde fevereiro deste ano por causa de problemas estruturais. Para ajudar nas obras, um carro modelo Rural, de 1975, foi doado e será rifado.
A igreja, construída no século 19, tem mais de 200 anos e é a terceira mais antiga da Diocese de Pesqueira. Após vistoria da Defesa Civil de Pernambuco, a paróquia foi interditada. O laudo apontou risco estrutural alto (grau R3), com fissuras no forro, infiltrações e rachaduras no piso e no altar principal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Caruaru no WhatsApp
Missas são celebradas do lado de fora da paróquia
Arquivo/Paroquia Nossa Senhora da Conceição
Desde a interdição, as celebrações religiosas acontecem em frente ao templo, em formato campal. Batismos e casamentos estão suspensos, e até a tradicional festa da padroeira, marcada para 8 de dezembro, será realizada fora da igreja.
Mobilização dos fiéis
A iniciativa da rifa está sendo organizada por membros da comunidade católica. “Foi na Paróquia que recebi os principais sacramentos e tenho uma forte ligação afetiva com esse lugar. Queremos que a igreja volte a receber os fiéis o quanto antes”, disse André Ferreira, morador da cidade e organizador da rifa.
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição celebra missas na parte externa
Arquivo/Paroquia Nossa Senhora da Conceição
O padre Gilvan Manoel também participa da mobilização para arrecadar fundos para as obras. “Estamos todos unidos para que a reforma comece. Confiamos no apoio da comunidade para recuperar a nossa igreja”, afirmou.
Riscos estruturais
Teto da igrea possui problemas estruturais identificados por engenheiros.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição
O relatório da Defesa Civil destacou que a cobertura da edificação apresenta várias fissuras, além de infiltrações e concentração de umidade. O documento também identificou movimentações no aterro dos pisos externos, que resultaram em abatimentos e trincas nos revestimentos.
Rachaduras foram vistas no piso do nível supeiror da igreja.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição
A Secretaria de Serviços Públicos e Projetos Especiais da Prefeitura de Sertânia também realizou vistoria, confirmando a instabilidade no teto, no altar e em outras áreas da construção. A recomendação foi pela interdição imediata até que as obras de recuperação sejam executadas.
Rachaduras nos afrescos da paróquia
Arquivo/Paroquia Nossa Senhora da Conceição
Rachaduras na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
Arquivo/Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
Adicionar aos favoritos o Link permanente.