
Problema afeta tanto unidades públicas quanto farmácias conveniadas. Prefeitura informou que medicamento será reabastecido até sexta-feira (25). Moradores de Hortolândia (SP) que dependem de insulina têm enfrentado dificuldades devido à falta das canetas aplicadoras nas unidades básicas de saúde (UBSs) do município. A prefeitura confirmou que 13 das 17 UBSs estão sem o item, mas garantiu que a situação deve ser regularizada até sexta-feira (25). Leia mais abaixo.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Enquanto isso, as unidades estão oferecendo a insulina em frascos com seringas como alternativa, mas essa solução também tem sido limitada. Na UBS São Jorge, por exemplo, não havia seringas disponíveis na manhã desta quarta-feira (23).
De acordo com relatos de pacientes à EPTV, afiliada da TV Globo, a distribuição de canetas ocorria normalmente até fevereiro. No entanto, ao retornarem neste mês para repor o estoque, foram informados sobre a indisponibilidade do medicamento. Em média, os pacientes recebem canetas suficientes para 30 dias de tratamento.
Com a escassez, algumas UBSs orientam os pacientes a procurar a Farmácia Popular. Em Hortolândia, cerca de 30 farmácias conveniadas ao programa federal oferecem insulina gratuitamente, inclusive no formato de caneta. A reportagem, contudo, confirmou que o medicamento também está em falta nessas farmácias.
Falta de canetas de insulina nas UBSs preocupa pacientes em Hortolândia
Reprodução/EPTV
O que diz a Prefeitura?
Em nota, a Prefeitura de Hortolândia informou que há insulina disponível nas unidades, mas confirmou a falta das canetas aplicadoras em 13 das 17 UBSs do município. Afirmou ainda que nenhum paciente ficou sem acesso ao hormônio, já que a insulina é a mesma nos dois formatos e pode ser aplicada com orientação profissional.
A Secretaria de Saúde informou que recebeu, nesta segunda-feira, um novo lote de canetas enviado pelo Governo do Estado, com 4.585 unidades. A distribuição nas 17 UBSs deve ocorrer até sexta-feira. Questionada se a quantidade será suficiente para atender a demanda e por quanto tempo, a prefeitura ainda não respondeu.
No caso específico da UBS São Jorge, a administração municipal explicou que houve uma falta pontual, tanto das canetas quanto das seringas, por questões logísticas. Nesses casos, os pacientes foram orientados a buscar os insumos na UBS Nova Europa.
A Prefeitura também ressaltou que a insulina distribuída em frasco é a mesma utilizada nas canetas, e que as UBSs oferecem orientação para quem precisar fazer a substituição.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas