Estudantes denunciam falta de professores na UFPI em Floriano; instituição se manifesta


Segundo os acadêmicos, no oitavo período do curso de enfermagem apenas duas das seis disciplinas do semestre possuem professores. Falta de professores na UFPI: estudantes de Floriano temem atraso no período
Estudantes do curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Campus de Floriano, denunciam a falta de professores na instituição. Os acadêmicos temem que a situação provoque atrasos na grade curricular.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Em nota, a UFPI informou que vai contratar professores substitutos, como forma de resolver a situação, mas destacou que no momento não dispõe de vagas efetivas para docentes.
Segundo o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a turma do oitavo período de enfermagem segue, há dois meses, sem professores em quatro das seis disciplinas ofertadas no semestre. São mais de 30 acadêmicos que, por conta disso, não podem frequentar os estágios obrigatórios e que estão ainda com as aulas práticas, recurso de suma importância nessa fase do curso, paralisadas.
“Nossa carga horária é de curso integral, manhã e tarde, mas temos aula apenas na segunda, quarta e sexta pela tarde”, relatou Manuela Rocha, aluna do curso.
“O medo de todos é não conseguir se formar. Já peguei a pandemia, passamos também por uma pequena greve. Por estar no oitavo período tem o estágio curricular, que é no próximo semestre e, se por acaso o curso for interrompido, não vai ter condição nenhuma de progredir no curso”, relatou Alexsandra Batista, acadêmica de enfermagem.
Estudantes da UFPI em Floriano temem atraso no período por falta de professores
Reprodução/TV Clube
A coordenadora do curso de enfermagem da UFPI em Floriano, Cynara Pereira, se reuniu com alguns acadêmicos e falou sobre as medidas que serão tomadas para solucionar o problema.
“Depois da mobilização desses alunos, haverá um diálogo com os professores de enfermagem. Os alunos não podem dizer que não receberam respostas, porque para se obter uma resposta, é preciso questionar a condenação. Nunca havíamos sido questionados diretamente sobre a ausência desses professores”, informou a coordenadora.
*Caroline Rosário, estagiária sob supervisão de Ilanna Serena.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.