Papa Leão XIV faz primeira nomeação no Brasil e bispo auxiliar de Salvador se torna bispo de cidade de Minas Gerais


Dom Valter Magno de Carvalho passa a ser novo bispo da Diocese de Ituiutaba. Durante trabalho na capital baiana, ele disse ter se inspirado no exemplo de Santa Dulce dos Pobres. Dom Valter Magno de Carvalho se torna bispo de Ituiutaba, em Minas Gerais
Arquidiocese Salvador
O Papa Leão XIV nomeou, na quarta-feira (22), o bispo auxiliar de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, como novo bispo da Diocese de Ituiutaba, em Minas Gerais. Segundo a Arquidiocese de Salvador, essa foi a primeira nomeação no Brasil realizada pelo novo pontífice.
A informação foi divulgada pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. Com isso, Dom Valter Magno de Carvalho encerra os trabalhos na capital baiana, onde atuava desde fevereiro de 2021.
O lema episcopal de Dom Valter Magno de Carvalho é “In Verbo Tuo”, que significa “em atenção à Tua palavra”. Segundo a arquidiocese da capital baiana, ao longo de mais de quatro anos ele foi responsável por acompanhar setores da pastoral em Salvador, como o Setor Juventude, Pastoral da Comunicação, Comissão Arquidiocesana de Diáconos, Pastoral Presbiteral e pastorais sociais.
Além de cuidar dos setores da pastoral, Dom Valter Magno de Carvalho colaborou com Cardeal Dom Sérgio da Rocha na condução da Igreja local.
Em pronunciamento, o novo bispo de Ituiutaba afirmou que inspirou seu trabalho nos exemplos de Santa Dulce dos Pobres, a baiana que se tornou a primeira santa brasileira.
“Como foi bom conhecer e aprender com os serviços de caridade presentes em todos os cantos da cidade do Salvador. Quanto amor transformado em gestos! Estão gravados em meu coração nomes, atitudes e olhares de irmãos e irmãs que vivem o amor a Deus, servindo aos outros”, afirmou.
A data da posse canônica em Ituitaba ainda será divulgada.
*Essa reportagem está em atualização
Adicionar aos favoritos o Link permanente.