
Até sexta (30), ll Encontro Vozes Afrodescendentes Rumo à COP30 reúne organizações afrodescendentes da América Latina e Caribe em Brasília. Entrega de documento é nesta quinta (29). COP 30 será realizada em Belém-PA em novembro de 2025
Reprodução / Redes Sociais
Lideranças negras apresentam ao Itamaraty, nesta quinta-feira (29), propostas para a COP30 – 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O documento entregue à diplomacia brasileira faz parte das ações desenvolvidas durante o II Encontro Vozes Afrodescendentes, que termina na sexta (30), em Brasília.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
O encontro reúne organizações afrodescendentes da América Latina e do Caribe. A iniciativa é organizada pela Coalizão Internacional para a Defesa dos Territórios, Meio Ambiente, Uso da Terra e Mudanças Climáticas dos Povos Afrodescendentes (Citafro).
A Citafro é formada por organizações étnico-territoriais de 16 países e atua para incluir os povos afrodescendentes nos debates sobre clima, desenvolvimento e biodiversidade junto às Nações Unidas.
II Encontro Vozes Afrodescendentes
Pessoas negras são maioria no país, mas proporção cai na faixa etária acima dos 60 anos
Organizado em parceria com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), o II Encontro Vozes Afrodescendentes quer fortalecer a atuação política das organizações afrodescendentes na agenda climática, definir estratégias para a COP30 e aprovar o documento orientador que será utilizado em processos de incidência nacional e internacional.
O evento reúne lideranças do Brasil, Colômbia e Equador. Entre as organizações que participam estão a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Geledés – Instituto da Mulher Negra e o Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT).
Entre os temas abordados estão:
Reconhecimento dos povos afrodescendentes como sujeitos de direitos no sistema internacional
Financiamento climático direto
Participação nos mecanismos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC)
Segurança jurídica dos territórios
Inclusão da população negra nas políticas relacionadas à Amazônia
Durante o evento também será lançada a Comissão Internacional de Comunidades Tradicionais, Afrodescendentes e Agricultores Familiares, articulada por organizações da sociedade civil. Um documentário em homenagem à líder quilombola Mãe Bernadete, assassinado em Salvador, em 2023.
COP 30: quais são os principais pontos de debate na Conferência do Clima
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima é um dos eventos mais importantes do mundo sobre mudanças climáticas. Pela primeira vez tendo o Brasil como sede, a COP 30 vai reunir em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro, representantes de quase 200 países, além de líderes mundiais, cientistas, ONGs, empresas e ativistas.
Os principais pontos de debate previstos são:
💰 Financiamento Climático
📍 Baku-Belém: Caminho para o Trilhão
🌳 Fundo de Financiamento para Florestas Tropicais (TFFF)
🌆 Adaptação Climática
⚖️ Transição Justa
🛢️ Petróleo x Clima
LEIA TAMBÉM
ENTENDA: Veja um a um os principais debates da COP 30
VÍDEO: Onça-pintada criada como animal de estimação é treinada para voltar à natureza
Leia outras notícias da região no g1 DF.