DMAE Poços teve participação de destaque no 53º Congresso Nacional de Saneamento


DMAE compartilhou experiências e soluções voltadas à melhoria dos serviços de água e esgoto. Crédito: Divulgação

A cidade de Poços de Caldas foi amplamente representada no 53º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (CNSA), realizado na última semana em Caldas Novas (GO). O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) participou ativamente do evento, com a apresentação de sete trabalhos técnicos por servidores da autarquia e a presença do diretor Paulo César Silva em dois importantes momentos como mediador de debates.
Reconhecido como um dos maiores fóruns de saneamento básico do país, o Congresso reuniu cerca de 3 mil participantes, entre gestores públicos, técnicos, pesquisadores, estudantes e profissionais do setor, promovendo debates fundamentais sobre o futuro do saneamento no Brasil. O encontro abordou temas como tratamento de água e esgoto, resíduos sólidos, política tarifária, controle de perdas, regulação, planejamento e controle social.
Além da equipe técnica do DMAE, estiveram presentes os secretários municipais de Meio Ambiente, Stefano Albino Zincone, de Obras, José Benedito Damião, e o diretor das Águas Minerais, Donizetti Albino.
O diretor do DMAE, Paulo César Silva, participou como mediador em dois momentos de destaque: no dia 24, durante a mesa-redonda com o tema “Gestão Municipal Integrada dos Serviços de Saneamento Básico” e, no dia 25, no seminário “Impactos da Reforma Tributária nas Faturas dos Serviços Públicos de Saneamento Básico”. Segundo ele, o último debate foi essencial para refletir sobre os possíveis efeitos da reforma proposta pelo governo federal, que pode elevar em até 18% os custos das tarifas de saneamento, afetando diretamente a sustentabilidade financeira dos serviços e aumentando a inadimplência.
“Foi um debate interessante e muito produtivo, assim como os demais propostos no evento”, avaliou o diretor.
Paralelamente às atividades técnicas, o congresso também promoveu a Feira de Saneamento, com 53 estandes de empresas e instituições que apresentaram soluções inovadoras e tecnologias para o setor. Um dos destaques da feira foi o estande da Funasa, que apresentou linhas de crédito e serviços disponíveis em todo o Brasil.
Outro momento importante foi a posse da nova diretoria da Assemae, realizada no encerramento do evento, na sexta-feira (27). O novo presidente eleito é Esmeraldo Pereira Santos, do SAAE de Passos (MG), substituindo Rodopiano Marques Evangelista, que esteve à frente da instituição nos últimos quatro anos. O diretor do DMAE Poços, Paulo César Silva, que já integrava o Conselho Diretor Nacional da Assemae, agora assume a função de Diretor Nacional de Assuntos Municipais. Rodopiano Evangelista também continua na diretoria, como Secretário Nacional da entidade.
Durante seu discurso de despedida, Evangelista agradeceu aos associados e destacou os avanços de sua gestão, como a consolidação da sede própria da Assemae e o fortalecimento da representatividade institucional nos principais fóruns do setor.
O 53º Congresso Nacional de Saneamento foi promovido pela Assemae, com apoio institucional da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, reafirmando seu papel estratégico na construção de políticas públicas eficientes e sustentáveis para o saneamento básico no Brasil.
Prefeitura Municipal de Poços de Caldas
Site: pocosdecaldas.mg.gov.br
Instagram: @prefeituradepocos
Facebook: @prefeituradepocosdecaldas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.