Em Belterra, reuniões preparam comunidades para 14ª Conferência Municipal de Saúde


Moradores de comunidades devem participar de reuniões preparatórias para a Conferência Municipal de Saúde
Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde de Belterra, oeste do Pará, promovem na próxima sexta-feira (18), reuniões preparatórias para a 14ª Conferência Municipal de Saúde. Os encontros serão realizados nos barracões comunitários das comunidades Prainha I e Nazaré.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Em Prainha I, a reunião está programada para iniciar às 09h. Já em Nazaré, será a partir das 18h, e não é necessário fazer inscrição prévia para participar.
De acordo com Glauber Bila, secretário do Conselho Municipal de Saúde, as reuniões preparatórias para a conferência são uma oportunidade valiosa para ouvir as comunidades, saber quais as principais necessidades e elaborar propostas para implementação de políticas públicas de saúde em Belterra.
“As reuniões são muito importantes para garantir a democracia, e a democracia só acontece com o envolvimento dos cidadãos nesses processos de tomada de decisão que afetam diretamente suas vidas em comunidade e no município como um todo. A participação popular é um mecanismo que visa fortalecer a democracia, promover a transparência e a responsabilidade governamental”.
Ainda de acordo com Glauber, durante a realização das reuniões, o Conselho Municipal de Saúde e a Semsa vão ouvir a população, anotar seus anseios e criar propostas que visem melhorar cada dia mais a qualidade dos serviços de saúde ofertados no município de Belterra. “Então não deixem de participar das pré-conferências e da conferência como um todo. Quando tiver reunião na sua comunidade, no seu polo, se envolva e participe. A gente precisa fortalecer ainda mais o SUS”, enfatizou.
A 14ª Conferência Municipal de Saúde que este ano terá como tema: Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro, está programada para ocorrer no dia 28 de agosto. Durante o evento, por meio de eixos temáticos, serão realizados debates com diversos grupos, incluindo usuários do SUS, profissionais da área da saúde, governos e empresas de serviços públicos e privados.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.