
Ecoponto do Jardim Oriente acumula montanhas de materiais descartados
Edijan Del Santo/EPTV
Quatro dos sete ecopontos existentes em Piracicaba (SP) estão lotados. Em alguns casos, há materiais descartados até ao lado de fora do ecoponto, tomando conta de terrenos e calçadas. O cenário é de ‘montanhas’ de resíduos, como podas de árvores e móveis.
Medo de incêndios
Os moradores do bairro Santo Antonio, região que abriga um dos espaços apropriados para descarte na cidade, demonstram preocupação com a situação, principalmente nesse período do ano, de tempo mais seco, devido aos riscos de incêndio.
No ecoponto do bairro Bosques do Lenheiro, o material descartado não é removido há, pelo menos, três meses.
A situação se repete nos ecopontos do bairro Mário Dedini e do Jardim Oriente, com montanhas de material acumulado. Assista, acima.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Ecoponto da Prefeitura de Piracicaba acumula materiais descartados
Edijan Del Santo/EPTV
A EPTV percorreu os ecopontos, flagrou o cenário de acúmulo de materiais e conversou com a população do entorno.
“É uma vergonha. Deveria haver limpeza como mais frequência. Limpam às vezes, mas a periodicidade é muito pequena”, diz um dos moradores. “Se alguém colocar fogo, pega em tudo”, alerta.
O ecoponto do bairro Santo Antonio fica muito próximo de residências. A moradora Maria Isabel disse que o local pegou fogo no passado e foi muito difícil. “Foi muita fumaça”, afirmou.
Jardim Oriente
Em maio de 2025, o ecoponto do bairro Jardim Oriente, em Piracicaba (SP), pegou fogo. O incêndio durou quase uma semana.
Incêndio consumiu materiais descartados no ecoponto do Jardim Oriente, em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Problema antigo
Em janeiro de 2025, o g1 Piracicaba e região publicou que, pelo menos, três dos sete ecopontos existentes na cidade tinham acúmulo de materiais devido à falta de coleta, além de descartes irregulares de itens proibidos.👆Assista no vídeo, acima. Consultada na época, a prefeitura afirmou que trabalhava para resolver o problema com contratação emergencial de empresa.
De acordo com moradores dos bairros próximos aos ecopontos dos bairros Mário Dedini, Santo Antônio e Jardim Oriente, entrevistados pela EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região, o material depositado não tem sido retirado desses locais e levados para o descarte final.
Moradores de Piracicaba reclamam de ecopontos lotados
Prefeitura
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, informou em nota que realiza constantemente limpeza nos sete ecopontos existentes no município. Mas, disse que “demanda é grande”. A administração afirmou que abriu chamamento público para novas empresas. Saiba mais, abaixo.
“Para se ter uma ideia do volume, em meados de junho, foi finalizada a limpeza do ecoponto Jardim Oriente, de onde foram retiradas 1000 toneladas de resíduos. Após a limpeza dos ecopontos, todo o material recolhido tem destinação correta em aterro adequado”, disse.
“A Prefeitura abriu um chamamento público direcionado a empresas interessadas no recebimento, a triagem e a destinação adequada desses materiais, garantindo que o descarte feito pelos pequenos e médios geradores ocorra de forma ambientalmente adequada”, acrescentou.
O município afirmou que busca reduzir descartes irregulares, cumprir a legislação ambiental vigente e promover a sustentabilidade por meio do reaproveitamento e reciclagem dos resíduos .
Os resíduos de material verde (restos de jardinagem, poda e galhos) continuarão de responsabilidade da secretaria e serão reaproveitados, por meio de doação a cooperativas que processam e usam como adubo
Ecopontos de Piracicaba tem acúmulo de entulhos e materiais descartados irregularmente
Reprodução/EPTV
Ecopontos
Os ecopontos são locais de entrega voluntária de até um metro cúbico em volume de entulho por dia. Se a quantidade a ser descartada for maior que isso, é necessário contratar caçamba.
O descarte é permitido apenas para pessoas físicas. A população pode dispor o material gratuitamente nos ecopontos nos espaços devidamente identificados para cada tipo de resíduo.
Veja o que pode e não pode ser descartado:
Permitidos: Materiais de construção civil, restos de jardinagem, como podas e cortes de árvores e madeira.
Proibidos: Móveis não pode ser descartados.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba