
Suspeito morto em operação na Bahia é apontado como autor de assassinato de jovem que entregou namorado a facção
Reprodução/Redes Sociais
Um dos cinco suspeitos mortos na “Operação Vértice”, realizada na quarta-feira (23), em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, foi identificado como Gabriel Lima da Silva, conhecido como “Cobrinha”. O jovem é apontado como autor de assassinato de Anna Luiza Lima Brito, de 21 anos, em Eunápolis, no dia 25 de junho.
Segundo informações apuradas pela TV Bahia, Gabriel Lima da Silva fazia parte de um grupo que vingou a morte de Matheus Rodrigues de Souza, de 24 anos, em um mercado de Eunápolis, no dia 23 de junho. As investigações apontaram que o rapaz, que era namorado de Anna Luiza, foi atraído pela jovem para ser morto por traficantes rivais, dentro do estabelecimento.
As investigações apontaram que Gabriel Lima da Silva fazia parte do mesmo grupo criminoso que Matheus Rodrigues e estava no município no dia que Anna Luiza foi sequestrada e executada.
📲 Clique aqui e siga o perfil do g1 Bahia no Instagram
Vítima tinha 21 anos
Redes sociais
Além de Gabriel, outras quatro pessoas morreram e sete foram presas durante a Operação Vértice. Na ação, fuzis, pistolas, rifle, munições, carregadores, veículos e drogas enterradas foram apreendidas por equipes da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), das polícias Federal, Militar e Civil, além da Força Nacional.
‘Caminho que ela escolheu’
Anna Luiza Lima Brito foi assassinada na Bahia após testemunhar homicídio
Reprodução/Redes Sociais
Segundo a Polícia Civil, Anna Luiza era envolvida com o tráfico de drogas e usava as redes sociais para fazer transmissões ao vivo, promovendo a venda ilegal dos entorpecentes através de “lives”. Há também indícios de vinculação da vítima a uma facção criminosa do município.
Após a morte da jovem, a mãe dela, Liliane Lima, contou nas redes sociais que alertou a filha sobre possíveis consequências sofridas por pessoas que cometem crimes.
“Isso que aconteceu com a minha filha é fruto da desobediência, da rebeldia, de achar que é dona do mundo. Jovem não pensa, acha que todo mundo está errado e só ele está certo”, falou Liliane Lima.
Ela disse ainda que a filha dizia não ter medo de morrer, mas sim da forma como isso poderia acontecer. Segundo Liliane, vídeos da jovem assassinada foram divulgados nas redes sociais.
“Eu falei com ela: ‘Anna, da forma que você está vivendo, você não vai morrer com 80 anos, deitada em uma cama. Vai ser sofrido’. Só que eu não imaginava que seria tanto. Assistir aos vídeos que eles fizeram e espalharam pela cidade me arrebentou por dentro”, contou a mãe da jovem.
Liliane Lima disse ainda que não iria “clamar por justiça” e nem protestar na rua pela perda. “Eu disse para ela que a gente ia sofrer, mas vida ia seguir. É um caminho que ela escolheu. Quem entra no crime sabe tudo que pode acontecer e eu acho incrível a coragem e burrice que ela teve, porque ela não precisava”, lamentou.
“Anna Luiza tinha apoio e família, mas mergulhou de cabeça [no crime]. Descobrir quem fez [isso], não vai trazer minha filha de volta”, disse a mãe.
Nenhum suspeito de envolvimento nos crimes foi preso até a manhã desta quinta-feira (24). Conforme a Polícia Civil, há indicativos de autoria do crime e diligências são realizadas para localizá-los.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Jovem é morto a tiros dentro de estabelecimento na BA
Jovem que estava com homem assassinado em mercado na BA é suspeita de atrair vítima; mulher foi morta dois dias depois
Emboscada, vingança e arrependimento: o que se sabe sobre morte de jovem após assassinato em mercado na Bahia
Mãe de mulher morta no interior da Bahia desabafa: ‘Eu avisei’
Jovem assassinada demonstrou arrependimento por crimes
Em mensagens enviadas para a mãe, Anna Luiza havia demonstrado arrependimento por se envolver com atividades criminosas dias antes de Matheus ser assassinado.
“Tivesse sido uma pessoa inteligente, minha vida seria diferente hoje”, escreveu Anna Luiza Lima Britto, de 21 anos, em mensagem à mãe.
De acordo com a polícia, a suspeita é de que ela tinha sido alvo de uma retaliação por parte do grupo que pretendia vingar a morte de Matheus.
Ao desabafar sobre a perda da filha, a mãe de Anna Luiza exibiu uma conversa que teve com a jovem no dia 5 de junho. Para Liliane, a própria filha entendeu o erro que cometeu ao se envolver com o tráfico de drogas.
A mãe da jovem tentou convencê-la de que era possível tomar outro rumo na vida: “Você não morreu. Ainda dá tempo. Muda”, escreveu.
Liliane postou também outro registro onde Anna Luiza se declarava para ela no Dia das Mães. Na ocasião, a jovem agradeceu à mãe por cuidar dos três netos, filhos dela.
“Bênção, mãe. Feliz Dia das Mães. Obrigada por tudo que fez por mim e por tudo que está fazendo pelos meus filhos. Amo muito a senhora”. Mais uma vez, a mãe de Anna Luiza Lima Brito deu conselhos:
“Você sabe que eu jamais vou te julgar por querer viver sem a responsabilidade dos meninos. Vou te avisar que um dia você vai se arrepender muito, mas vou avisar por experiência própria. Julgar, nunca! Acho ainda que você tem, sim, que viver sua juventude mesmo sendo mãe. Não dessa forma aí… mas acho que você deve aproveitar muito a vida ainda. Você não deixou de ser mãe. Isso você sempre será! Independente dos erros. Você teve, ainda tem e terá muitos acertos. Se cuida! Amo você”.
Mãe mostrou desabafo de jovem suspeita de envolvimento em assassinato na Bahia
Reprodução/Redes Sociais
Câmeras registraram assassinato
Homem é morto a tiros dentro de estabelecimento na Bahia
O assassinato de Matheus Rodrigues foi filmado por câmeras de segurança instaladas no mercado onde o crime aconteceu.
Nos vídeos, é possível ver o momento em que o rapaz conversava com Anna Luiza. Em seguida, o suspeito entrou no estabelecimento com um capacete e atirou contra a vítima, que caiu no chão (assista acima).
Após atirar em Matheus, o suspeito fugiu do local. As imagens mostram que Anna Luiza se abaixou, olhou para o jovem e depois falou com alguém através de um celular.
Segundos depois, a jovem saiu do mercado com o celular de Matheus. O autor do crime ainda voltou ao estabelecimento e atirou outras vezes contra a vítima.
Jovem é morto a tiros dentro de estabelecimento na Bahia
Reprodução/Redes Sociais
A mulher saiu do mercado e o suspeito atira mais vezes na vítima
Reprodução/Redes Sociais
Anna Luiza conversou com alguma pessoa no celular após Matheus Rodrigues ser atingido
Reprodução/Redes Sociais
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻