
Porto de Santana fica na foz do Rio Amazonas
CDSA/Divulgação
O Amapá foi o estado da Região Norte que alcançou maior crescimento na movimentação de cargas nos portos no mês de maio, em 2025. Os dados do Estatístico Aquaviário, divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) mostram um crescimento significativo em relação ao ano passado (Veja os dados no final da reportagem).
De 131 mil toneladas, a movimentação saltou para 229 mil toneladas. O valor corresponde a 74% em relação ao mês de maio de 2024.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
O maior parte do material, o que equivale a 3,2 milhões de toneladas, corresponde aos materiais sólidos. A soja é o principal fator para o aumento. Veja dados do crescimento do material transportado dentro de um ano.
Soja: 817 mil para 1,6 milhão de toneladas;
Fertilizantes: 383 mil para 486 mil toneladas;
Bauxita (matéria-prima para a fabricação de alumínio): 299 mil para 348 mil toneladas.
Portos de cargas da região norte movimentaram 3,7 milhões de toneladas em maio
O porto de Santana é o terceiro maior exportador da Região Norte. Entre os dois maiores estão: Vila do Conde (PA) com 1,8 milhão de toneladas e Santarém (PA) com 1,2 milhão. No restante do ranking estão respectivamente: Porto Velho (RO), com 207 mil, e Belém (PA), com 120 mil toneladas.
“Essa movimentação demonstra o enorme potencial logístico da região Norte para o Brasil. Estamos intensificando os investimentos públicos e privados nos estados da Região, com foco em modais estratégicos que ampliem a competitividade do transporte nacional, gerem empregos, renda para a população local e garantam preços mais acessíveis para o consumidor”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
LEIA MAIS
Porto de Santana é arrematado por mais de R$ 58 milhões pela Rocha Granéis
Porto de Santana tem recorde na movimentação de cargas devido à exportação de grãos
Terminal de containers vai dinamizar o fluxo de cargas no porto de Santana, no Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: