Esquema milionário de desvio de carga de café é alvo de operação policial em São Vicente; suspeito é preso


Polícia cumpre mandados de busca e apreensão relacionados a esquema milionário de desvio e receptação de carga de café no litoral de SP
Polícia Civil
A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (24) uma operação contra um esquema milionário de desvio e receptação de carga de café em São Vicente, litoral de São Paulo. A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic). Um homem foi preso e diversos materiais foram apreendidos.
A investigação começou em março, após o desaparecimento de uma carga de café em Santos, localizada depois em uma fazenda em Ouro Fino (MG). O motorista confessou o crime, revelou os nomes dos envolvidos, incluindo o suposto mentor, e admitiu ter forjado um falso roubo.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Prisão e apreensões
No primeiro imóvel, um homem de 35 anos foi preso com uma pistola calibre .380, 19 munições, quatro placas veiculares, dois celulares (um deles jogado na piscina e danificado), cinco cartões bancários, três caixas de celulares vazias, um drone, um detector de metais, um notebook e uma camiseta listrada, peça-chave na investigação.
No segundo endereço, os agentes apreenderam o celular de outro investigado, de 34 anos, com mensagens trocadas com o articulador do esquema.
Declarações e novas frentes
O dono da fazenda onde a carga foi encontrada fugiu e é alvo de inquérito em Minas Gerais. A polícia investiga a receptação e porte ilegal de arma, além de outros possíveis crimes do grupo.
“Estamos apurando a eventual receptação e também o porte ilegal de arma, porque o dono do sítio, além de receber essa carga roubada, também tinha armas guardadas lá”, disse o delegado Luiz Eduardo Maia, da Deic.
O material apreendido será analisado e pode revelar outros integrantes da organização criminosa.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.