
Jornal O GLOBO completa 100 anos de vida
O jornal O Globo completou, nesta terça-feira (29), exatamente 100 anos.
Foi nesse dia 29 de julho, há exatamente um século, que a primeira edição do jornal chegou às mãos de cerca de 30 mil leitores. Na época em que mistério se escrevia com Y e arquivo com CH, o vespertino começava a escrever sua história com H maiúsculo.
Nesta terça-feira (29), os 100 anos de O Globo foram celebrados com uma missa em ação de graças, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro do Rio.
A família Marinho participou da cerimônia, assim como profissionais que ajudaram a construir a história de O Globo. O governador do Rio, Cláudio Castro, do PL, também estava presente.
Padre Jorjão celebrou a missa, e a homilia dele foi lida por um seminarista.
“Como em tantas vezes em sua trajetória, O Globo foi pioneiro. Hoje, o jornal é mais acessado do que nunca. Mas o segredo de sua longevidade não está apenas na tecnologia. Está na fidelidade à sua matéria-prima essencial: a comunicação confiável”.
Roberto Marinho Neto, CEO da Globo Ventures, leu uma prece em intenção ao jornal:
“Por Irineu e Roberto Marinho, que lançaram as raízes desta história com visão, coragem e amor pela comunicação e por todos que já partiram após servir com dedicação ao grupo Globo. Para que encontrem junto de Deus a paz e a recompensa por seus trabalhos realizados, rezemos ao Senhor”.
José Roberto Marinho, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, destacou a importância que o grupo deu aos colaboradores nesses 100 anos:
“Acho que nós temos uma coisa muito importante que eu queria trazer aqui hoje, que é sempre colocar as pessoas no centro de tudo. Desde o início, com meu avô, que perdeu o jornal que ele tinha num pequeno golpe, e todos os talentos que estavam lá acompanharam ele no novo jornal por conta dessa relação que a gente mantém com nossos profissionais. Tem que ser esse ambiente de confiança das pessoas, de troca, experiência conjunta, de fazer um produto novo a cada dia, desafiador. E um profundo respeito, mais uma vez, pelos profissionais.”
A fim da missa, a foto de três gerações marcou as comemorações. Na Casa Roberto Marinho, teve mais homenagem… O lançamento do selo dos Correios em comemoração aos 100 anos do jornal.
O presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho, recebeu a homenagem e carimbou o primeiro selo, que traz uma caricatura de Roberto Marinho criada por Chico Caruso.
A publicação fundada por Irineu Marinho nasceu como um jornal atento aos problemas do cidadão. E durante esses 100 anos, O Globo não perdeu a essência. Segue fiel na busca pela informação precisa. Comprometido com a pluralidade.
“Esse centenário, quanto mais a gente revisita a nossa história, mais a gente encontra ali a nossa essência desde o início, desde o meu avô, Irineu Marinho, que meu pai sempre fez tanta referência a ele durante a vida. E, ao ler a história dele, ao se aprofundar ali na pesquisa que a gente fez esse ano, a gente encontra a nossa personalidade lá desde o início. Tudo que é nossa essência — o desejo de servir, enfim, de construir um país melhor — está sempre presente no que a gente revisitou, né? Então, tem sido uma experiência incrível esse ano para nós”, diz João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo.
Um século depois, O Globo é líder em número de leitores. Mais de 2 milhões quese informam pelas páginas do jornal, seja na versão impressa ou digital. Um jornal centenário que se mantém com espírito jovem… acompanhando as mudanças do tempo.
No mês de comemorações do centenário, muitas novidades: o lançamento de um podcast. E novos colunistas já foram anunciados no time.
“E agora, trabalhar para os próximos 100. Fomos muito bem de celebração, mas todo dia nosso trabalho recomeça. Já dizia doutor Roberto Marinho. Amanhã é o dia 1, do ano 1 dos próximos 100″, afirma Frederic Kachar, diretor-geral da Editora Globo e Sistema Globo de Rádio.
E esse futuro já começa iluminado… No alto do Corcovado, o Cristo Redentor ficou todo azul — a cor da identidade visual do jornal — homenagem que pode ser vista de vários pontos da cidade onde O Globo nasceu e fez história.
Jornal ‘O Globo’ completa 100 anos com lançamento de selo nos Correios; veja celebrações do centenário
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Centenário do jornal O Globo é celebrado com missa e lançamento de selo comemorativo
Bombas e risos nas trincheiras: conheça o humor dos jornais feitos por soldados e para soldados na Primeira Guerra Mundial