‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonça Filho, vai abrir edição de 60 anos do Festival de Brasília


‘O Agente Secreto’, filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura
Divulgação
O filme “O Agente Secreto”, novo longa-metragem de Kleber Mendonça Filho, dará o início às celebrações dos 60 anos do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
O filme, que venceu duas categorias no Festival de Cannes 2025, abre o festival no dia 12 de setembro, no Cine Brasília, às 20h. A venda de ingressos começa nesta quinta-feira (7).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A escolha do filme foi divulgada pelo próprio diretor em uma rede social.
“O Festival de Brasília completa 60 anos. Faz parte da vida e trajetória de quem faz filmes no Brasil, de quem escreve sobre o Cinema Brasileiro, imprensa ou academia, quem faz Cinema como um todo – atuando, fotografando, escrevendo ou gravando som de cinema”, escreveu.
“E obviamente, a projeção acontecer no espetacular Cine Brasília, obra de Oscar Niemeyer, carrega enorme importância. Uma das grandes salas de cinema ainda em funcionamento no mundo”, seguiu.
Ambientado nos anos 1970, “O Agente Secreto” conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar (veja o trailer abaixo).
Assista ao trailer de ‘O Agente Secreto’
A estreia nacional do filme “O Agente Secreto” é em Recife, no dia 10 de setembro. A capital pernambucana é cidade natal do diretor Kleber Mendonça Filho e cenário do longa.
Depois, o filme vem para o Festival de Brasília, que começa no dia 12 de setembro e vai até o dia 20.
A programação da 58ª edição do festival ainda não foi divulgada.
Premiação em Cannes
O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho recebe o prêmio de Melhor Ator em nome do ator brasileiro Wagner Moura pelo filme “O Agente Secreto” durante a Cerimônia de Encerramento da 78ª edição do Festival de Cinema de Cannes, em Cannes, sul da França, em 24 de maio de 2025.
Valery HACHE / AFP
“O Agente Secreto” estreou internacionalmente no Festival de Cannes 2025, em maio, com cerca de quinze minutos de aplausos, segundo a jornalista Jada Yuan, do Washington Post. Na França:
O ator Wagner Moura venceu o prêmio de melhor ator no festival.
O diretor do longa, Kleber Mendonça Filho, também conquistou o prêmio de melhor direção.
Também nesta edição do Festival de Cannes, o filme brasileiro ganhou o prêmio da Crítica. O anúncio foi publicado no Instagram da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci). Esse prêmio, no entanto, não faz parte da lista oficial – a categoria foi criada por críticos de forma paralela.
“O Agente Secreto” levou ainda o prêmio o “Art et Essai”, dos exibidores independentes da França.
LEIA TAMBÉM:
‘O AGENTE SECRETO’ NO OSCAR? Entenda impacto dos prêmios de Wagner Moura e Kleber Mendonça em Cannes
OPINIÃO DO DIRETOR: ‘O Agente Secreto’ foi filme ‘difícil’, mas experiência ‘feliz’, diz Kleber Mendonça Filho
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.