SC tem 3 alertas de tempestades e ventos, diz Inmet


Confira a Previsão do Tempo em SC, com Rafaela Cardoso
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de tempestade e ventos fortes para Santa Catarina nesta terça-feira (5). Um deles, o alerta laranja, cita a chance de chuva volumosa entre as regiões Sul, serrana e Oeste.
Outros dois, em amarelo, alertam para a chance de rajadas no litoral e possibilidade de queda de granizo (leia mais abaixo).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Os alertas acontecem dias após o estado registrar estragos causados por um ciclone extratropical. Em Laguna, no Sul, a força da água do mar assustou pescadores da Praia do Cardoso em 28 de julho. Foi necessário quebrar paredes de ranchos de pesca para salvar oito embarcações (vídeo abaixo).
Força da água do mar assustou pescadores da Praia do Cardoso, em Laguna
Alertas
Aviso de Ventos Costeiros (amarelo 🟡)
Grau de severidade: Perigo Potencial: Intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas sobre construções na orla.
Aviso de Tempestade (amarelo 🟡)
Grau de severidade: perigo potencial: chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Aviso de: Tempestade (laranja 🟠)
Grau de severidade: perigo: chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que a frente fria que influencia o tempo no estado se afasta gradualmente ao longo do dia. As temperaturas estão próximas dos 20°C em grande parte do estado.
Mulher com guarda-chuva em Santa Catarina
Charles Guerra/NSC/Arquivo
LEIA MAIS:
Bebê nasce em carro do avô a caminho da maternidade em Florianópolis; VÍDEO
R$ 38 milhões e 2 km de obra: praia de SC terá faixa de areia alargada pela 4ª vez em 27 anos
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.