Projetos socioambientais da Sicoob Credisul são destaque na imersão Pré-COP 30


Delegação composta por membros de entidades nacionais e internacionais
Sicoob Credisul
Enquanto o mundo se prepara para discutir o clima na COP 30, representantes de instituições nacionais e internacionais vieram buscar inspiração em Vilhena (RO). A cidade recebeu, nos dias 24 e 25 de julho, uma comitiva formada por membros do Governo Federal, Banco Central, ONU, BID Invest, Sistema OCB e Sicoob, para uma imersão que colocou o cooperativismo em destaque. A visita é uma iniciativa da OCB nacional que escolheu cinco cooperativas do Brasil para mostrar como o modelo de atuação pode impactar positivamente as comunidades e o meio ambiente.
A visita foi parte da Pré-COP 30, evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em novembro, em Belém (PA). Em pauta estão temas como, redução das emissões, conservação da Amazônia, energias limpas e agricultura de baixo impacto.
Apresentação Sicoob Credisul
Sicoob Credisul
João Penha, representante da OCB Nacional, explica que a escolha da Sicoob Credisul como uma das cooperativas visitadas não foi por acaso. “Já conhecíamos as diversas iniciativas da Sicoob Credisul com sustentabilidade, inclusão social, povos indígenas e produtores rurais. Ver isso de perto só confirma o papel transformador do cooperativismo.”
Conhecendo a estrutura do Hospital Cooperar
Sicoob Credisul
Ao longo da programação, os visitantes conheceram a força de projetos como a Sicoob Agroshow, feira que reúne mais de 200 expositores em torno de inovação e sustentabilidade no agro; o Hospital Cooperar, fruto da intercooperação entre Sicoob Credisul e Unimed; Expressão Mamaindê, que apoia à comunidade indígena Mamaindê com ações de sustentabilidade, educação financeira e empreendedorismo; Plantar o Futuro, de distribuição e plantio de mudas; Somos Todos Guaporé, de limpeza do rio Guaporé em Pimenteiras e a Escola e Faculdade Favoo, que integra o cooperativismo à formação de jovens e abriga o Hubee, espaço de apoio a startups. Na visita, os membros ainda tiveram um breve bate-papo com as cooperativas mirins CoopBee e ApisCoop, e a cooperativa acadêmica Coolmeia.
Hubee, o hub de inovação da Sicoob Credisul e Favoo
Sicoob Credisul
A experiência do grupo também foi sensorial. A delegação participou de vivências gastronômicas no Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena, com pratos que resgatam a ancestralidade e a diversidade da floresta, como o jantar ‘Noite na Casa de um Colono Amazônida’ e o almoço ‘Chef Black – Queima do Alho no Bosque’, que misturaram tradição sertaneja com sabores amazônicos.
Visita a Escola e Faculdade Favoo
Sicoob Credisul
O diretor executivo da Sicoob Credisul, Vilmar Saúgo, destacou a importância de receber a comitiva. “Receber a delegação com representantes de organismos globais reforça que estamos no caminho certo. Nosso cooperativismo alia resultados econômicos à melhoria da qualidade de vida e à preservação ambiental. Há anos insistimos nisso, e parece que o mundo está enxergando. Recentemente apresentamos nosso modelo no Canadá, e seguiremos mostrando que o cooperativismo pode transformar realidades.”
Conversa com membros das cooperativas mirins
Sicoob Credisul
A imersão reforçou que o cooperativismo brasileiro já está em movimento promovendo inclusão, cuidando do meio ambiente e gerando desenvolvimento. Em 2025, declarado o Ano Internacional das Cooperativas, o mundo terá a chance de reconhecer o que Rondônia já sabe, cooperação gera transformação.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.