
Gusttavo Lima não publicou vídeo apoiando Lula
g1
Circula nas redes sociais o vídeo do cantor de sertanejo Gusttavo Lima declarando apoio ao presidente Lula (PT). É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação?
Publicado neste domingo (3) no X, o post mostra um vídeo (com áudio manipulado) do cantor e diz na legenda: “Falou bonito, Gusttavo Lima. Agora desbloqueou a mente. Tomara que você tá falando do coração porque Bolsonaro acabou com a sua carreira”.
A gravação adulterada, que tem 30 segundos, atribui a Gusttavo Lima a seguinte declaração: “É Lula de volta com força para transformar. Se tu tá nessa vibe, bora se juntar nessa corrente do bem. É hora de cuidar da nossa gente, do campo à favela, da família ao futuro do país. Vamos nessa, porque com Lula é respeito, é coração. Se até o embaixador está colado no Lula, tu não vai ficar na retranca, né?”.
O artista já manifestou apoio a políticos de direita, como Jair Bolsonaro (PL) e Pablo Marçal. Na eleição de 2022, esteve entre os sertanejos que ficaram ao lado do ex-presidente. No início de janeiro, chegou a anunciar que iria se candidatar ao Palácio do Planalto na disputa do ano que vem, mas desistiu desistiu da intenção dois meses depois.
⚠️ Por que isso é mentira?
No vídeo que viralizou, o áudio atribuído ao artista foi criado com inteligência artificial (IA). Ele manipula uma gravação real na qual o cantor, na verdade, convidou o público a ir um show em uma vaquejada em Sousa (PB), ocorrido em 19 de julho (veja detalhes abaixo).
O Fato ou Fake submeteu o registro viral ao Hive Moderation, ferramenta que detecta o uso de IA em imagens e vídeos. Resultado da análise: há 70% de probabilidade de o áudio ter sido criado com esse recurso.
O conteúdo também foi analisado pelo Hiya, identificador de IA em aúdios. Em uma escala de 0 a 100 de autenticidade, o áudio obteve nota 3 – trata-se, portanto, de deepfake (técnica que permite alterar conteúdos como vídeos e fotos com ajuda de IA).
Para encontrar o vídeo original, o Fato ou Fake usou plataforma Invid para fragmentar o conteúdo viral em diversos frames (imagens estáticas). Depois, usou o Google Lens para fazer uma busca reversa por uma dessas “fotos” – essa ação permite identificar publicações mais antigas de um material na internet.
A pesquisa apontou para um post feito no Instagram em 18 de julho no perfil dedicado a um haras localizado justamente no município paraibano de Sousa. O local sedia eventos do agronegócio e festas de música sertaneja.
No vídeo real — ou seja, sem adulteração –, Gusttavo Lima chamou fãs do estilo para comparecerem a seu show na “maior vaquejada do país”, um dia depois da filmagem.
Não há qualquer menção de cunho político durante a fala. Leia a transcrição: “Fala, pessoal, tudo bem com vocês? Sabadão, eu vou estar na maior vaquejada do país. Haras Cartaxo é o nome dele. Gente, vamo estar junto no Haras Cartaxo em Sousa, na Paraíba, vai ser uma festa maravilhosa. Espero todo mundo, a Paraíba inteira, o Nordeste inteiro, avisa que o bebê tá chegando”.
Wall Street Journal não publicou editorial em que chama Lula de “desastre anunciado”
g1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)