Influenciador digital Boca de 09 gera polêmica nas redes sociais ao ser acusado de intolerância religiosa


Boca de 09 gera polêmica nas redes sociais ao ser acusado de intolerância religiosa
O influenciador digital baiano Vinícius Oliveira Santos, conhecido como “Boca de 09”, de 17 anos, causou polêmica nas redes sociais ao dirigir um carro de transporte por aplicativo e ser acusado por internautas de cometer intolerância religiosa ao buscar um passageira em um terreiro de candomblé, religião de matriz africana.
A situação aconteceu na cidade de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, e foi publicada pelo próprio influenciador através de uma transmissão ao vivo em uma rede social.
“Meu Deus, tropa, aqui é um terreiro. Juro por Deus, macumbeira. Eu juro, meu Deus, ela está descendo, juro Jesus, ela é macumbeira”, disse ‘Boca de 09’ na transmissão.
Em seguida, ele chamou pelo nome da passageira e a mulher questionou se ele estava usando um modelo de carro diferente do que constava no aplicativo de transporte.
Vinicius confirmou o ocorrido, pediu que a cliente cancelasse a viagem e saiu do local. “Graças a Deus, Jesus. Deus me livre, ia pesar o carro todo. Vim buscar a mulher no candomblé”, falou novamente o influenciador digital.
Internautas criticaram a atitude de “Boca de 09” e acusaram ele de intolerância religiosa contra a passageira. “O moleque não tem nem idade para estar dirigindo, pondo a vida dos outros em risco, e ainda falando da religião”, disse um homem. “Baiano preconceituoso”, escreveu outro.
Influenciador digital Boca de 09 gera polêmica nas redes sociais ao ser acusado de intolerância religiosa
Reprodução/Redes Sociais
Também através de uma transmissão ao vivo, Vinicius Oliveira se posicionou sobre as acusações de intolerância religiosa e disse que recebeu críticas por ser negro e baiano e ter “medo de macumba”.
“Só por ser preto eu tenho que ser macumbeiro? Não entendi o que você quiseram dizer. Para mim, isso é racismo. Todo baiano é macumbeiro?”, questionou o adolescente.
Em outro vídeo gravado por “Boca de 09”, ele afirmou ter sido abordado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de São Caetano do Sul, e, apesar de ter menos de 18 anos e não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o adolescente foi liberado pelos agentes.
Por meio de nota, a Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Segurança, informou que procedimento interno foi instaurado junto à Corregedoria da GCM para apurar a conduta dos agentes que abordaram o influenciador digital.
Disse ainda que a GCM “possui rígidos regimento interno e código de conduta, que são balizados nas leis, na ética e no bem-estar do morador de São Caetano do Sul. Qualquer atitude que transgrida esses preceitos inegociáveis da corporação será investigada e, se comprovado o desvio, punida com rigor.”
Procurada pelo g1, a defesa de Vinícius Oliveira informou que não tinha nada a esclarecer por parte do influenciador digital.
LEIA TAMBÉM:
Policial que ameaçou Boca de 09 é afastado das funções nas ruas
Polícia Militar da Bahia abre processo investigativo após cantor de arrocha gravar clipe musical dentro de viatura
Menino de Salvador viraliza na internet após mandar recado para coronavírus: ‘Se saia’
Abordagem policial
PM investiga abordagem publicada por influenciador Boca de 09 na BA
Em outubro de 2024, a Polícia Militar da Bahia instaurou um procedimento investigatório para apurar uma abordagem policial, que viralizou nas redes sociais, ao ser publicada por Vinícius Oliveira Santos.
O vídeo foi publicado por Boca de 09 e curtido por mais de 298 mil pessoas. Segundo a mãe do influenciador, Diana Santos, o caso aconteceu em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
Diana Santos afirmou que o vídeo foi filmado por um amigo do influenciador. Ela contou que o filho riu durante a abordagem, porque estava nervoso.
Nas imagens, é possível ver um homem com a farda da Polícia Militar da Bahia e uma viatura da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (52ª CIPM/Lauro de Freitas).
“Não sei quem são os senhores, de onde vieram ou se são amiguinhos de alguém… Quero que fique claro que aqui na minha área, não quero saber quem é famoso. Eu já memorizei a cara de cada um de vocês e a placa da BMW”, afirmou o policial, que teve o rosto preservado no vídeo publicado pelo influenciador.
Em seguida, o homem fardado, bastante revoltado, afirmou que se ele encontrasse alguma droga ou arma com o influenciador e amigos, iria gravar um “lindo vídeo” para o Instagram de Boca de 09.
“Se eu abordar vocês, eu vou encontrar uma desgraça que não deveria? E se eu abordar e encontrar, eu vou ficar bastante triste. Dúvidas? São 1h30 e eu não estou aqui brincando. Espero que o Satanás, e você olhe pra frente, porque se eu falar isso de novo, a gente vai gravar um lindo vídeo para o Instagram”.
“Acredita em mim, vai ser o melhor vídeo que você vai ter no Instagram, com o maior número de visualizações, mas você vai estar na delegacia. Se você está pensando que a vida é o Instagram, você vai ter uma nova versão que vou te mostrar. Entenderam? Você está dando risada de que?”, questionou o suposto policial militar.
Polícia Militar investiga abordagem publicada por influenciador Boca de 09 na Bahia
Reprodução/Redes Sociais
Em nota, a Polícia Militar da Bahia não confirmou que o homem é um agente da corporação, mas ressaltou que o caso seria investigado e reiterou que a conduta exibida no vídeo não corresponde aos procedimentos orientados.
“Desde sua formação, os policiais militares são treinados para atuar na defesa da sociedade e na preservação da ordem pública, sempre com o uso de técnicas adequadas e respeito absoluto aos direitos do cidadão”, afirmou em nota.
Quem é Boca de 09
Boca de 09 faz sucesso nas redes
Redes sociais
Com conteúdos de humor, Boca de 09 soma mais de 11 milhões de seguidores apenas no Instagram. Neste ano, o baiano viralizou em rolê aleatório nos Estados Unidos com o astro do time de basquete Miami Heat, Jimmy Butler, com quem jogou truco e futevôlei.
A lista de companhias famosas do influenciador baiano é extensa: Boca de 09 já viajou de jatinho, passou o aniversário de Neymar com os jogadores de futebol Messi, Verratti e Hakimi e resenhou com os craques do Real Madrid, Vini Jr., Camavinga e Bellingham.
Boca de 09 com Neymar, Messi, Hakimi e Verratti
Reprodução/Redes Sociais
No final do ano passado, ele presenteou a mãe com um carro de luxo.
Natural de Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador, Vinícius morava no bairro Parque das Mangabas quando passou a fazer sucesso na internet. Filho único de Diana Santos, que trabalhava como faxineira, ele começou a chamar a atenção pelos vídeos engraçados.
O apelido “pegou” após ele se chamar de Boca de 09 em uma das publicações. O primeiro vídeo que viralizou foi um em que Vinícius comia pão com recheio de pão. Em 2020, durante a pandemia do coronavírus, ele fez sucesso ao simular uma conversa com a Covid-19.
Boca de 09 presenteou mãe com carro de luxo
Reprodução/Redes Sociais
Nos últimos anos, Boca de 09 explodiu nas redes sociais como streamer de Free Fire. Ele chegou a jogar com Victor “Coringa” Augusto, um dos maiores gamers do Brasil.
O sucesso foi rápido, e o influenciador logo conseguiu ganhar o suficiente para ajudar terminar de construir a casa da família. Depois, ele deixou Salvador com a mãe para morar em São Paulo e focar na carreira de gamer. Diana também largou o trabalho como faxineira.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.