
Suposto meteorito atinge telhado de curral em MG
Fragmentos encontrados em um curral na zona rural de Tabuleiro, na Zona da Mata mineira, serão analisados no laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos mais importantes centros de pesquisa de meteoritos no Brasil.
A suspeita é de que o material possa ser um meteorito. No sábado (2), imagens de uma câmera de monitoramento flagraram o momento em que o telhado do curral é danificado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
Nesta quarta-feira (6), três amostras foram avaliadas em Juiz de Fora, a cerca de 60km do local do ocorrido, pela professora e pesquisadora Maria Elizabeth Zucolotto, uma das maiores especialistas brasileiras no assunto e curadora da Coleção de Meteoritos do Museu Nacional/UFRJ.
“Das três, uma me deixou curiosa, pois tinha uma parte preta por fora com algumas marcas, leve e bem furadinha, mas, na verdade, é um osso queimado. Outra também está intrigante, pois tem níquel e fósforo e tem alguma chance de ser meteorito. Então serão necessárias novas análises, pois só a composição química não deu”, explicou.
Ela também esteve no sítio onde os materiais foram encontrados fazendo análises in loco. “Achei outro pedaço em cima do telhado. Os elementos dos fragmentos condizem de ser meteorito, inclusive o níquel”, disse a pesquisadora.
Ele não deu prazo para divulgação do resultado dos estudos.
Suposto meteorito atingiu telhado de curral em Tabuleiro, em Minas Gerais
Câmera de Monitoramento/Reprodução
Estrondo assustou moradora
A suspeita é de que o fragmento tenha caído no curral do sítio na manhã do sábado (2). Veja no vídeo acima. Na gravação, galinhas e alguns bovinos que estavam no curral se assustaram com o barulho e se afastaram do ponto onde o detrito teria caído.
Rochas encontradas em sítio na cidade de Tabuleiro (MG)
Ramires Lopes
“Minha tia estava dentro de casa, quando ouviu um estrondo, os animais se assustando e uma poeira subindo. Na hora ela ficou bem assustada”, explicou Ramires Lopes, sobrinha da proprietária do sítio.
“A gente quer ter respostas. Temos dois cenários, um de que realmente seja o meteorito e o que não seja. É algo que tá gerando dúvida, para nós, que não somos da área, e até mesmo pela doutora. Gera essa dúvida e curiosidade mesmo”.
LEIA TAMBÉM:
Aos 15 anos, estudante de Juiz de Fora descobre 8 novos asteroides em projeto da Nasa
Vídeo mostra rastro de fogo de lixo espacial no céu de Juiz de Fora; especialista explica fenômeno
ASSISTA TAMBÉM: Queda de possível meteorito é registrada na região
Queda de suposto meteorito é investigada em Tabuleiro
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes