Empreendedora cria ‘cuscuz do amor’ e vira atração na Paraíba: ‘surgiu de uma brincadeira e deu certo’


Empreendedora cria ‘cuscuz do amor’ e vira atração na Paraíba
Um cuscuz doce, feito com recheio de creme branco, morangos frescos e cobertura de leite condensado, virou a nova atração no cardápio de uma cuscuzeria no município de Remígio, interior da Paraíba. O prato, batizado de “cuscuz do amor”, mistura os sabores tradicionais do Nordeste com uma proposta inusitada, que tem chamado atenção nas redes sociais desde que apareceu pela primeira vez.
A inspiração veio do famoso morango do amor, o doce que recentemente viralizou nas redes, feito com o morango inteiro coberto por uma calda vermelha endurecida e brigadeiro branco. Mas a releitura ganhou uma camada de criatividade.
A proprietária e idealizadora, Dora Guedes, explicou que a criação do prato veio para inovar o cardápio da casa. Ela conta que a ideia surgiu de forma despretensiosa, durante um café da tarde em família. A proposta era brincar com o nome, derivado do doce famoso e , ao mesmo tempo, criar algo novo para o cardápio.
“O cuscuz de amor surgiu de uma brincadeira e aí deu certo. Foi uma ideia que nasceu aqui em casa mesmo. A gente estava tomando café da tarde, conversando, eu estava justamente comendo cuscuz. Aí eu falei: ‘vamos fazer o cuscuz do amor?’”, conta.
Dora, que começou o negócio com o esposo há quatro anos, passou pelos desafios da pandemia apostando na criatividade. Com o tempo, o trabalho ganhou visibilidade e rendeu o prêmio de melhor cuscuz da cidade em um evento local. Em uma palestra sobre empreendedorismo, ouviu que pratos inusitados atraem o público nas redes sociais e isso deu ainda mais força à ideia do cuscuz do amor.
Empreendedora paraibana cria ‘cuscuz do amor’
Dora Guedes / Arquivo Pessoal
“Você tem que estar sempre inovando seus pratos, criando pratos inusitados, para chamar a atenção do cliente nas redes sociais, nas páginas, para que ele tenha curiosidade de comer… e sentir o sabor”, explicou.
E se engana quem pensa que o cuscuz do amor é só para foto. Uma das clientes, Jakellyne Felipe, contou que resolveu provar o prato por pura curiosidade e por tantas propagandas do morango do amor. “Decidi provar porque me chamou a atenção e despertou a curiosidade de saber o sabor. Pela propaganda do morango do amor, fiquei com aquela vontade de ter essa experiência e cuscuz é bom com qualquer coisa”, afirmou.
Como é feito o cuscuz do amor?
Cuscuz do amor tem massa doce, morangos e brigadeiro branco
Dora Guedes / Arquivo Pessoal
Diferente da versão tradicional, a massa do cuscuz do amor é levemente doce e leva um ingrediente secreto da casa.
O recheio é feito com leite em pó, morango, uma calda com leite condensado e corante alimentício. Aliás, diferente do morango do amor, o cuscuz do amor não tem aquela cobertura crocante.
“No primeiro teste, a gente errou. Não ficou muito legal. Mas no segundo, deu certo. Ele é um cremoso saboroso. Além disso, ficou lindo. A massa já é amarelinha, e com o recheio ficou perfeito. É básico… só que a gente tem um diferencial! É um cuscuz doce, a massa é doce. Mas tem algo a mais”, contou Dora.
A repercussão da novidade foi rápida. Após postar o prato nas redes sociais, uma amiga influenciadora compartilhou a receita. “Teve uma repercussão muito boa, o pessoal começou a perguntar como a gente fazia. Até porque o cuscuz por si só já é um amor nordestino”, contou a empreendedora.
Hoje, o cuscuz do amor está fixo no cardápio da casa, servido principalmente à noite, como sobremesa.
*Sob supervisão de Dani Fechine
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.