
Virgílio Oliveira deu início ao trabalho em Noronha
Ana Clara Marinho/TV Globo
O administrador adjunto de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, será sabatinado na Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na terça-feira (12). Os deputados vão avaliar se ele está apto para assumir o cargo de administrador geral da ilha. Ao g1, Virgílio falou sobre a expectativa para responder aos questionamentos dos parlamentares.
A governadora Raquel Lyra (PSD) indicou Virgílio no fim de março. Porém, divergências com a Alepe sobre a falta de pagamento das emendas impositivas de 2024 atrasaram a sabatina. Esta é a maior demora já registrada para a avaliação, que, pelo regimento, deveria ocorrer em até 15 dias.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Para que pudesse iniciar os trabalhos, o governo nomeou Virgílio como administrador adjunto em maio deste ano.
Virgílio Oliveira disse estar pronto para a sabatina. “O maior termômetro para qualquer gestor é a população. Recebemos retorno positivo dos moradores sobre as ações e o empenho da gestão. O reconhecimento do povo é importante, assim como o da Alepe”, afirmou.
Advogado e filho do deputado federal Waldemar Oliveira (Avante), Virgílio evitou polemizar sobre a espera de quase cinco meses.
“Não tenho controle sobre isso. Fiz o que estava ao meu alcance: trabalhar e me dedicar. Isso é assunto do passado, o importante é que a sabatina foi marcada”, disse.
Ele afirmou que pretende apresentar aos parlamentares ações já realizadas e planos futuros. “Antes eu falaria do que pretendia fazer. Agora, vou mostrar o que já foi feito e o que ainda pretendo executar”, declarou
Veja abaixo vídeo de Virgílio Oliveira ao chegar em Fernando de Noronha após nomeação como administrador adjunto da ilha.
Virgílio Oliveira inicia trabalho como administrador adjunto de Fernando de Noronha
A sabatina está prevista para as 9h30, na sede da Assembleia Legislativa. A indicação precisa ser aprovada pela maioria absoluta da Comissão de Justiça e, depois, pelo plenário da Alepe.
Indefinição
A indefinição sobre o comando da ilha se arrasta desde janeiro, quando Thallyta Figueirôa foi exonerada do cardo de administradora da ilha.
A governadora chegou a indicar Walber Santana para o cargo, mas desistiu da nomeação e escolheu Virgílio Oliveira como substituto.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias