
Operação ‘Garimpo 2’ prende sete pessoas e apreende ouro às margens do Rio Verde, no Sul de Minas
Reprodução EPTV
Sete pessoas foram presas em flagrante nesta sexta-feira (15) durante a “Operação Garimpo 2”, realizada em Conceição do Rio Verde e Três Corações, no Sul de Minas. A ação, coordenada pela Polícia Militar Ambiental, é um desdobramento de uma investigação já conduzida pela Polícia Federal sobre garimpo ilegal de ouro na região.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
De acordo com a PM, as prisões ocorreram próximo ao Rio Verde, onde os militares encontraram um alojamento supostamente usado por trabalhadores para montar uma draga. Um drone foi utilizado para localizar a atividade suspeita. Entre os presos estão cinco homens e duas mulheres. Com um deles, os policiais apreenderam uma pequena quantidade de ouro.
Ao todo, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em quatro locais de Conceição do Rio Verde: três pousadas e uma residência. Os suspeitos foram levados para a sede da Polícia Federal em Varginha, onde permanecem à disposição da Justiça.
Operação ‘Garimpo 2’ prende sete pessoas e apreende ouro às margens do Rio Verde, no Sul de Minas
Reprodução EPTV
Desdobramento de operação
No dia 5 de agosto, uma operação envolvendo a Polícia Federal, Ibama, Polícia Militar Ambiental e Agência Nacional de Mineração fiscalizou 15 pontos do Rio Verde e dois do Rio Sapucaí, abrangendo Conceição do Rio Verde, Três Corações, Varginha, Elói Mendes e Paraguaçu.
Na ocasião, foi identificada a exploração irregular de ouro às margens dos rios, com aplicação de 14 multas que somaram mais de R$ 2,5 milhões.
Garimpo ilegal é alvo de operação com dragas destruídas no Sul de Minas
Uma draga foi apreendida e outras 12 destruídas. Treze trabalhadores chegaram a ser presos, ouvidos e liberados naquele dia.
Segundo a Polícia Militar Ambiental, o garimpo ilegal provoca impactos ambientais significativos, como assoreamento dos rios, destruição da mata ciliar e contaminação da água por mercúrio.
Garimpo ilegal é alvo de operação com dragas destruídas e R$ 2,6 milhões em multas no Sul de MG
Polícia Militar de Meio Ambiente
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas