Definidos detalhes de receptivo do Sairé no aeroporto de Santarém


Equipe da Semtur em visita técnica no Aeroporto de Santarém
Ascom Semtur
Um dos maiores símbolos culturais e religiosos de Santarém, o Festival do Sairé, contará com uma recepção especial para os visitantes que desembarcarem no aeroporto de Santarém, oeste do Pará. Os detalhes do receptivo turístico foram acerta na segunda-feira (18), durante visita técnica da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) ao Aeroporto Maestro Wilson Fonseca. O objetivo é valorizar a cultura local e proporcionar uma experiência acolhedora aos passageiros logo no desembarque.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Da reunião com à empresa Aena, responsável pela gestão do terminal, participaram o secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite; Ilmara Amaral, do setor de Eventos da Semtur; Ediane Lavor, do setor de Planejamento; o coordenador do rito do Sairé, Osmar Borari; Ananda Karen Silva da Silva, representante da Comercial Kallas Santarém; e Soraia Paschoal, analista administrativa da Aena Santarém.
Entre as iniciativas previstas estão a instalação de banners e ornamentações temáticas, a exposição de réplicas dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa (símbolos do festival), além de uma breve saudação conduzida por representantes do rito religioso. A programação também incluirá apresentações culturais, como a participação de casais de carimbó.
As ações terão início antes mesmo da festa, com reforço na semana que antecede o Sairé. Segundo a Semtur, a parceria com a administração do aeroporto permitirá um trabalho integrado, reforçando a importância do evento como manifestação religiosa e cultural.
O secretário de Turismo destacou a boa receptividade da administração do aeroporto e a novidade deste ano. “Tivemos uma boa acolhida da Aena, que entende que o receptivo agrega valor aos serviços do terminal. Já iniciaremos com ornamentações temáticas e, na semana que antecede o Sairé, ofereceremos uma recepção aprimorada. Essa é uma das novidades para este ano”, afirmou Emanuel Júlio.
Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, ambos receberam apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Além de patrícios de empresas privadas, órgãos e instituições.
Foi divulgada a programação para os cinco dias de festa em Alter do Chão
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.