
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Gustavo Diehl
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou o edital do Vestibular 2026 com oferta de 4.023 vagas para ingresso em 97 cursos de graduação. As inscrições acontecem entre 25 de agosto e 22 de setembro.
A novidade desta edição é que os gabaritos preliminares de todas as provas serão divulgados somente no dia 1º de dezembro, após a conclusão dos dois dias de aplicação. Diferente dos anos anteriores, em que os gabaritos eram liberados ao final de cada dia de prova, agora a divulgação será feita de forma conjunta.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Com essa mudança, o período para solicitar revisão dos gabaritos também será unificado: começará em 1º de dezembro e terminará às 9h do dia 4 de dezembro.
As provas serão realizadas nos dias 29 e 30 de novembro. O vestibular acontece em seis cidades:
Bento Gonçalves;
Canoas;
Gravataí;
Novo Hamburgo;
Porto Alegre;
Tramandaí.
Provas
Primeiro dia (29 de novembro)
Os candidatos farão provas de Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, História, Geografia e Matemática.
CONFIRA: lista de leituras obrigatórias
Segundo dia (1º de dezembro)
Os vestibulando serão testados em Língua Estrangeira Moderna, Física, Química, Biologia e Redação. A lista de leituras obrigatórias está disponível no site do vestibular.
Cursos com maior quantidade de vagas
Ciências Jurídicas e Sociais – Direito | Bacharelado | Noturno (147)
Administração | Bacharelado | Noturno (112)
Educação Física | Bacharelado (112)
Engenharia Civil | Bacharelado (112)
Medicina | Bacharelado (98)
Ciências Contábeis | Bacharelado | Noturno (98)
Ciências Jurídicas e Sociais – Direito | Bacharelado | Diurno (98)
Inscrição
A inscrição deve ser feita online, no site da universidade, e o pagamento da taxa de R$ 180 pode ser realizado até 23 de setembro. Se o candidato for pagar no último dia, é importante verificar o horário de funcionamento do banco, especialmente se for usar internet banking ou mobile banking.
Candidatos que têm direito à isenção da taxa devem seguir o procedimento normal de inscrição, com o sistema indicando automaticamente o benefício após a inserção do CPF.
O local e data serão divulgados a partir do dia 11 de novembro o Portal do Candidato.
Para mais informações e orientações detalhadas, os candidatos devem consultar o edital completo.
Cotas e modalidades de concorrência
Neste ano, os documentos para solicitações como atendimento especial, uso do nome social, horário diferenciado para candidatos sabatistas e correção de dados cadastrais deverão ser enviados exclusivamente pelo Portal do Candidato. Antes, esses documentos precisavam ser entregues pessoalmente ou enviados pelos Correios.
Os candidatos devem escolher uma modalidade de concorrência, com vagas garantidas para cotistas e acesso universal. As vagas reservadas são divididas em diferentes categorias, incluindo candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário-mínimo nacional per capita e candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas.
Solicitações especiais
Candidatos sabatistas devem solicitar horário especial para as provas do dia 29 de novembro até 26 de setembro, enviando uma declaração específica. Já os candidatos com necessidades especiais devem solicitar atendimento diferenciado entre 25 de agosto e 26 de setembro, preenchendo o formulário adequado e apresentando a documentação necessária.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS