Quixadá sedia XIX Encontro Nordestino do Leite e Derivados


Encontro Nordestino do Setor do Leite e Derivados
acervo Sebrae/CE
A cidade de Quixadá se prepara para tornar a capital do Leite no Nordeste. O município localizado no sertão central do Ceará será palco do XIX Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, o ENEL. Realizado pelo Sebrae Ceará, este é o maior evento da pecuária leiteira do Nordeste. O encontro, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de setembro, chega à sua 19ª edição reafirmando a força do setor e trazendo consigo o selo “Juntos pelo Agro” que simboliza a união em prol do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva.
Durante três dias, produtores rurais, indústrias, startups, instituições de ensino e pesquisa, bancos, investidores e consumidores estarão reunidos em um espaço único para gerar negócios, compartilhar conhecimento e valorizar a cultura do leite. A expectativa é de receber mais de 10 mil participantes em uma programação intensa que inclui oficinas, palestras, rodadas de negócios, congresso científico, feira de máquinas e insumos, espaço de inovação, programação cultural e experiências tecnológicas.
Entre os momentos mais aguardados da programação estão o Festival Gastronômico de Lácteos e o Concurso de Queijos e Derivados. Durante o Festival, serão apresentadas receitas criativas que mostram a versatilidade e o sabor dos produtos lácteos da região. Já o Concurso de Queijos destaca a qualidade técnica e a identidade dos produtos artesanais e industriais, premiando os melhores queijos e derivados produzidos no Nordeste.
Festival Gastronômico e Concurso de Queijos.
acervo Sebrae/CE
Força produtiva e impacto regional
Com 22 anos de história, o ENEL já percorreu diferentes cidades nordestinas e, em 2025, chega a Quixadá com uma dimensão ainda maior. Para além de um espaço de negócios, a realização do evento também é considerada uma celebração do potencial produtivo, cultural e econômico do leite que fortalece o campo e amplia as oportunidades para todos os elos da cadeia.
Para Cleverson Carlos Vasconcelos, articulador do Sebrae no Sertão Central, o ENEL é um marco para a região e para o estado. “É a primeira vez que o ENEL acontece no interior do Ceará e essa ação tem nos ajudado a reforçar ao setor a nossa força na cadeia produtiva. Os produtores terão acesso às novas tecnologias, capacitação, mercado e conexões estratégicas. O evento vem para consolidar ainda mais o município de Quixadá e o Sertão Central como referência na pecuária leiteira do Nordeste”, afirma.
Inscrições abertas
De 11 a 13 de setembro, a Praça da Estação de Quixadá será o coração pulsante de um setor que transforma vidas e projeta o futuro do agro nordestino. As inscrições estão abertas para mais de 10 mil pessoas. Garanta sua participação no XIX ENEL e faça parte desse encontro que movimenta a economia e inspira o futuro da cadeia produtiva do leite em todo o Nordeste.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.