Mulheres de Paraisópolis conquistam espaço entre lojas de classe média da Zona Sul de SP


A loja reúne produtos de 25 empreendedoras de Paraisópolis.
Edson Valente/g1 SP
Um passeio pelo shopping center pode significar muito mais do que visitar lojas ou comer fora de casa. É também a chance de contribuir com uma boa causa.
Em um corredor do Shopping Jardim Sul, uma vitrine chama a atenção pelo tipo de negócio ali movimentado – e tudo o que ele representa para a maior favela da cidade de São Paulo, localizada na Zona Sul, região muito caracterizada por contrastes sociais.
Trata-se da loja Mulheres de Paraisópolis, um espaço multimarcas que comercializa itens produzidos por 15 empreendedoras da comunidade, entre roupas, artigos para a casa e objetos de decoração.
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A loja dá visibilidade a negócios de participantes da Associação Mulheres de Paraisópolis, criada em 2006 visando dar voz a elas em questões como a necessidade de creches na região.
A diversidade de itens inclui artefatos de decoração, roupas e acessórios.
Edson Valente/g1 SP
O grupo tornou-se também um polo de fomento ao empreendedorismo feminino local, oferecendo cursos de qualificação em segmentos como o de beleza e temas como educação financeira.
Negócios empoderados
A ideia da loja no Shopping Jardim Sul surgiu como uma extensão dessas iniciativas, estabelecendo um ponto físico em que as mulheres qualificadas nos cursos da associação pudessem expor e comercializar os produtos de seus projetos de negócio.
“A loja empodera quem fez curso na associação”, resume Flavia Rodrigues, de 27 anos, atual presidente da Associação Mulheres de Paraisópolis.
O estabelecimento abriu as portas pela primeira vez no shopping em março de 2024, apenas por ocasião do mês da mulher.
Neste ano, a parceria foi retomada também em março, mas com a perspectiva de se estender pelo ano de 2025. A associação não paga pelo aluguel do ponto.
Mentoria de lojistas
O espaço também significa para as empreendedoras da comunidade a chance de receber mentoria de outras empresárias. “Cinco lojistas do shopping apadrinharam as Mulheres de Paraisópolis”, afirma Gabriel Lima, diretor de marketing do Jardim Sul. “Elas dão assistência às empreendedoras em relação a temas como fluxo de caixa e posições dos produtos na loja”, explica.
As velas aromáticas e decorativas estão entre os itens mais vendidos.
Edson Valente/g1 SP
Na visão de Ana Gonçalves, dona da marca Sintonia de Aromas, criada há oito anos e uma das 25 Mulheres de Paraisópolis da loja, o lugar conquistado no shopping também favorece a ampliação do seu negócio pela diversificação dos perfis de consumidores de seus produtos.
“O público do shopping, de classe média alta, procura mais pelas velas da marca, que nem sempre são os itens mais vendidos pela internet”, compara. “Na minha loja on-line, os sais de chuveiro em geral têm mais saída.”
Ana conta que a divulgação boca a boca é muito importante para o crescimento do negócio. Nesse sentido, contar com esse canal espontâneo de marketing também por parte de quem conhece a marca no shopping é outro ponto positivo de estar na loja.
Combate à pobreza menstrual
A loja recebe doações de absorventes a ser distribuídos na favela de Paraisópolis.
Edson Valente/g1 SP
O espaço no Jardim Sul também reforça a iniciativa da Associação Mulheres de Paraisópolis contra a pobreza menstrual. A loja recebe doações de absorventes e parte do lucro das vendas também é destinado à compra desse item de higiene íntima.
Desde 2021, por meio de diferentes ações, a Associação Mulheres de Paraisópolis já distribuiu na comunidade cerca de 100 mil absorventes, de acordo com Flavia Rodrigues.
Mulheres de Paraisópolis recebem absorventes e orientações sobre a menstruação
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