
‘Segurança exige investimento e exige gente’, diz secretário de Segurança Pública
Os números oficiais de emergência 190 e 193 do Acre ficaram fora do ar na tarde do último sábado (23). Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) informou que a situação ocorreu após o rompimento de um cabo de fibra óptica entre os trechos do Abunã e da Vila Externa, em Rondônia.
Com os serviços emergenciais fora do ar, a Sejusp direcionou o atendimento para o WhatsApp, através do número (68) 99920-8619 e para o Telegram. Ocorrências e solicitações podem ser registradas por texto, vídeo, fotos e até por áudio.
Também tiveram o atendimento interrompido devido ao rompimento os telefones 181 e do Centro de Comando e Controle (CICC).
Ao g1, a assessoria de comunicação da secretaria informou que, na manhã deste domingo, o serviço já estava normalizado.
Interrupções seguidas
PM lançou bot do 190 no Acre para denuncias e atendimentos
Reprodução
O serviço já havia ficado temporariamente fora do ar no último mês. À época, a Sejusp disse ter acionado a empresa responsável pela rede para saber o motivo da interrupção, mas não receberam resposta.
Já no início de junho, o rompimento de uma fibra ótica suspendeu os serviços emergenciais, que foram restaurafos parcialmente ao longo do dia na época.
Após a falha, a Promotoria Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública do Ministério Público do Acre (MP-AC) divulgou que converteu uma notícia de fato em procedimento preparatório para apurar as falhas na prestação dos serviços.
Nota da Sejusp
A secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) informa que os serviços emergenciais 190, 193, 181 do Centro de Comando e Controle (CICC), está temporariamente fora do ar.
A situação foi constatada no final da tarde deste sábado, 23, após o rompimento de uma fibra entre Abunã e Vila Externa. Para assegurar os devidos atendimentos, nossas equipes seguem de prontidão.
Desta forma, orientamos que, caso necessário, a população entre em contato por meio do aplicativo WhatsApp do 190 através do número (68) 99920-8619.
Outra alternativa de comunicação é o Telegram. Para acessar o serviço é muito simples. Basta baixar o aplicativo, digitar no buscador PM_190_AC, ou acessar o link https://t.me/PM_AC_190_bote registrar a ocorrência por meio de texto, vídeo, fotos ou áudio.
José Américo de Souza Gaia – Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre
Reveja os telejornais do Acre