
Evento do projeto Jardim Urbano, no Beco do Planalto, é aberto ao público em Uberlândia
Tiago Dequete/Arquivo pessoal
A partir deste domingo (24), o Beco do Planalto deixa de ser oficialmente apenas uma travessa de pedestres para se tornar um corredor vivo de expressão artística na Zona Oeste de Uberlândia. É ali que mais de 60 artistas de todo o Brasil transformaram 1.200 m² de concreto em uma galeria urbana a céu aberto. A ação faz parte do projeto cultural Jardim Urbano e é um presente coletivo para a comunidade em celebração aos 137 anos de Uberlândia.
Sob a curadoria do artista Tiago Dequete, o projeto Jardim Urbano volta a ocupar as ruas com arte, diversidade e afeto, reafirmando o graffiti e a pintura urbana como linguagem que conecta, inclui e emociona.
O Beco do Planalto é uma travessa exclusiva para pedestres que conecta a Avenida Indaiá à Avenida Imbaúbas. O Jardim Urbano 2025 ocupa cinco dos seus quinze quarteirões, criando um corredor cultural na cena urbana local. A proposta da iniciativa é transformar os muros em telas e as ruas em galerias, democratizando o acesso à arte e valorizando a cultura hip-hop.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Arte que transforma e dá vida aos muros
O projeto é produzido pela pedagoga e produtora cultural Débora Costa, conhecida como Preta em Flor. Conta ainda com realização do Ponto de Cultura Aljava Cultural e incentivo da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia. Segundo a produção, o Jardim Urbano dá continuidade a uma série de intervenções que vêm ressignificando espaços públicos da cidade.
Em edições anteriores, o projeto revitalizou o Teatro de Arena da Praça Sérgio Pacheco e os pontos de ônibus da Avenida Monsenhor Eduardo, transformando estruturas cotidianas em verdadeiras obras de arte.
Para Dequete, o impacto vai além da estética. “Eu falo que o graffiti, a pintura na rua, ela democratiza a arte e leva a experimentação artística para a nossa gente brasileira, trabalhadora e guerreira, que muitas das vezes não tem condição, nem tempo de acessar o espaço formal para as artes como uma galeria em um museu. Então cada ação nossa do Jardim Urbano vem potencializando e contribuindo para esse fomento da arte”, comentou.
A curadoria de Dequete reúne artistas da velha e da nova escola do graffiti, incluindo muralistas, grafiteiros e representantes da comunidade LGBTQIA+.
“Estou convidando mais de 60 artistas que vêm de várias regiões do Brasil. São amigos e amigas queridos que a gente se encontra e pinta pelo Brasil afora. Vai ser uma coisa linda, é uma riqueza que o Jardim Urbano tem a nos oferecer”, comentou.
Leia também:
Menino de 3 anos estreia como artista em exposição gratuita
UFU Sketchers: estudantes transformam paisagens urbanas em arte ao ar livre
Após levar seis tiros, artista mineiro vê no grafite uma segunda chance
Programação diversa e inclusiva
No sábado (23), os artistas iniciaram a pintura dos murais, enquanto o público pôde participar de oficinas de graffiti para jovens e idosos, assistir a apresentações de DJs, intervenções artísticas, performances de cultura hip-hop e atividades de recreação infantil.
A programação foi realizada em parceria com o SESC Uberlândia, que também promoveu oficinas voltadas para a terceira idade.
Já neste domingo (24), os murais serão finalizados e entregues oficialmente à comunidade, consolidando o Beco do Planalto como um novo ponto de referência da arte urbana em Uberlândia.
Serviço
Jardim Urbano – Edição Beco do Planalto
Data: 24 de agosto
Horário: das 9h às 18h
Local: Beco do Planalto (Av. Indaiá nº 1014)
Entrada gratuita
Cerca de 60 artistas ocuparam o espaço na edição 2025 do Jardim Urbano
Redes sociais/Reprodução
Muro após a ação do Jardim Urbano em Uberlândia, em outra edição
Preta em Flor/arquivo pessoal
Edição do Jardim Urbano na Praça Sérgio Pacheco
Acervo pessoal/Dequete
Projeto social Jardim Urbano leva cores a bairros de Uberlândia
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas