
Pinot Noir ou Cabernet Sauvignon? Está na dúvida sobre qual vinho escolher? Quer entender melhor as diferenças das duas uvas? Neste Dia da Cabernet Sauvignon, comemorado em 28 de agosto, vem entender as diferenças entre essas duas uvas tintas icônicas.
Pinot Noir
Pinot Noir é uma uva de casca fina, geralmente associada a regiões frias e de clima moderado. As vinhas costumam ser mais sensíveis ao terroir, o que resulta em vinhos mais aromáticos e delicados, com frutas vermelhas como cereja, framboesa e morango, além de notas de terra e um toque floral. A acidez tende a ser alta e os taninos são macios, contribuindo para uma sensação de elegância.
Cabernet Sauvignon
Cabernet Sauvignon é uma uva de casca espessa, típica de climas mais quentes e moderadamente secos. Produz vinhos mais encorpados, estruturados e com grande potencial de envelhecimento. Os sabores costumam incluir cassis, groselha negra, pimenta verde, baunilha e carvalho bem marcante, devido ao envelhecimento em barris. Os taninos são firmes e ajudam a criar corpo e a capacidade de guarda.
Regiões de produção: Pinot Noir X Cabernet Sauvignon
De tão apreciadas, a Pinot Noir e a Cabernet Sauvignon já ultrapassaram há muito tempo as fronteiras francesas e hoje podem ser encontradas em muitos países.
A Pinot Noir prospera em regiões frias ou de altas altitudes, como Borgonha (França), de onde vêm os melhores rótulos do mundo, e Nova Zelândia, onde a expressão é mais sutil e mineral. Mas Argentina e Chile, também, já produzem excelentes Pinot Noir, sobretudo nas regiões mais frias como nas altitudes mais elevadas de Mendoza e no Vale do Limarí.
Já a Cabernet Sauvignon brilha em regiões de clima quente ou moderadamente quente, como Bordeaux (França), onde é a rainha inconteste, mas também no Vale do Maipo, no Chile, ou nas altitudes mais baixas de Mendoza, na Argentina. Por ser uma uva que amadurece mais tardiamente, precisa de bastante sol e calor para proporcionar vinhos mais intensos. É uma uva que possui grande capacidade de amadurecimento.
Harmonização: Pinot Noir X Cabernet Sauvignon
Na harmonização, os Pinots Noirs mais jovem acompanham pratos mais leves, como carnes brancas, peixes mais ricos ou cogumelos, além de queijos macios. Já, os rótulos mais estruturados, com passagens em barrica, como os exemplares da Borgonha, são perfeitos com carnes assadas e grelhadas, além de ensopadas, como o tradicional boeuf bourguignon francês.
Geralmente, a Cabernet Sauvignon harmoniza sempre com pratos mais robustos, como carnes vermelhas, assados, queijos maduros e molhos ricos, como bolonhesa e carne de panela com polenta.
Ficou curioso para provar e comparar essas uvas tintas? A seguir você confere um rótulo de Pinot Noir da Borgonha, a mais tradicional região desta uva, e um Pinot Noir de altitude da Argentina; e um Cabernet Sauvignon de Bordeaux, onde a uva é a estrela mundial, e um Cabernet Sauvignon do Chile, onde essa variedade se adaptou muito bem ao terroir.
Moillard Chorey-Les-Beaune Vieilles Vignes Tinto
Divulgação
Um vinho francês de alta gama elaborado com a uva Pinot Noir de vinhas velhas, na região do Borgonha.
No nariz, apresenta aromas de groselha preta e frutas vermelhas. Em boca, possui equilíbrio entre estrutura, acidez e taninos, com destaque para frutas vermelhas intensas com notas oriundas da passagem por carvalho.
Amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês e harmoniza com carnes vermelhas e suína assadas, além de queijos macios.
Norton Altura Pinot Noir
Divulgação
Produzido a 1.600 m no Vale do Uco, o Norton Altura Pinot Noir apresenta aromas florais que lembram violetas, com interessantes notas de cerejas. Em boca, revela ótima acidez e taninos macios.
Amadureceu por 6 meses em tanques de concreto. Acompanha risotos e massas. A safra 2023 recebeu 94 pontos no guia Descorchados.
Château Reynon Tinto
Divulgação
Vinho francês de alta gama elaborado na margem direita de Bordeaux (França), assinado pela renomada vinícola Denis Dubourdieu Domaines. É um corte bordalês clássico com a Cabernet Sauvignon sendo a uva majoritária e Merlot e Petit Verdot para complementar.
Apresenta aromas elegantes de groselha negra, geleia de amora e ameixas cozidas, com toques de ervas e notas terrosas. No paladar, é intenso, com taninos aveludados, elegante e vibrante.
Amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês. Ideal para acompanhar carnes vermelhas e queijos maturados.
Tabali Dom Cabernet Sauvignon
Divulgação
Um Cabernet chileno do Vale do Maipo, com notas intensas de groselha escura, menta, toques de bálsamo, louro e madeira. Em boca, é suculento, possui textura redonda, taninos finos e final prolongado e elegante.
A safra 2017, disponível no Brasil, obteve 96 pontos Descorchados e 94 pontos James Suckling. É perfeito com carnes grelhadas, assadas e de caça.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.