É #FAKE que foto antiga mostre Camila Pitanga loira no colo da mãe; imagem foi manipulada por inteligência artificial


Foto de Camila Pitanga foi adulterada
g1
Circula nas redes sociais uma foto em preto e branco da atriz Camila Pitanga, na infância, no colo da mãe, Vera Manhães. O post também exibe o que seria uma versão digitalmente colorida da mesma imagem, para dizer que a artista “nasceu loira” e não seria filha do ator Antonio Pitanga. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a publicação falsa?
Publicado na terça-feira (26) no X, onde já teve mais de 1 milhão de visualizações, o post mostra uma foto real, em preto e branco, na qual a atriz Camila Pitanga aparece, ainda criança, no colo da mãe, Vera Manhães.
Ao lado, está o que seria a versão digitalmente colorida da mesma imagem. Mas, na verdade, ela passou por adulterações que não se limitaram à aplicação de cores: os rostos foram adulterados, o que não é citado no texto da publicação. Ele apenas diz: “Camila Pitanga e sua mãe quando era bebê. Sim, ela nasceu loira e por isso suspeita-se que seu pai biológico seja o ex-marido da mãe um francês”.
O post circulou cinco dias após Camila ter participado, ao lado do pai, o ator Antonio Pitanga, do podcast “Mano a Mano”, apresentado por Mano Brown, dos Racionais MC’s, e Semayat Oliveira.
Durante a entrevista, o rapper perguntou: “O [Antonio] Pitanga [é] um homem negro retinto. Você é uma mulher mulata – posso usar esse termo?”. Ela responde: “Negra”. Ele, na sequência, diz: “Você sabe que a gente é lido como pardo, certo?”. Camila, então, completa: “Tudo bem, mas eu não me chamo de parda […]. Eu nunca me achei parda. […] Uma coisa é como me veem, e [outra é] como eu me vejo”.
O episódio gerou comentários nas redes sociais sobre identidade racial.
⚠️ Por que isso é mentira?
Ao Fato ou Fake, a assessoria de imprensa de Camila Pitanga afirmou a foto em preto e branco é real (veja abaixo). Sobre a versão colorida, disse: “A segunda foto está manipulada digitalmente. A criança loira não é a Camila, e os traços da mãe dela também foram afinados”.
Sobre a alegação de que a atriz era loira na infância, a resposta foi: “Camila Pitanga tinha o cabelo pinga-fogo, de criança arteira, com um castanho mais claro na ponta. Mas nunca dá para dizer que era loiro”. Por fim, classificou de “absurdo” e “obviamente mentira” o trecho do post viral segundo o qual Antonio Pitanga não seria o pai biológico da artista.
Foto de Camila Pitanga segurando o retrato preto e branco de quando ela era criança
Assessoria Camila Pitanga
O Fato ou Fake submeteu a foto colorida ao DecopyAI, ferramenta que detecta o uso de inteligência artificial (IA) em imagens. Segundo a ferramenta, há 100% de chance de a imagem la ter sido criada por esse recurso (veja análise ao fim desta reportagem).
O DecopyAI listou sinais típicos de IA:
Os cabelos de ambas não têm mechas complexas e imperfeitas típicas de fotos reais. Em vez disso, eles estão uniformes demais, sem as sutis e esperadas variações no reflexo da luz.
As texturas do tecido das roupas, especialmente o padrão floral da criança, parecem um pouco “chapadas” (uniformes) e excessivamente nítidas. Os detalhes são claros, mas faltam os vincos naturais e pequenas deformações dos tecidos.
A iluminação é distribuída de forma uniforme, mas as sombras, especialmente ao redor do pescoço e dos ombros, não têm profundidade e variação normalmente vistos quando há iluminação natural. O fundo é simples e uniforme, algo típico em retratos gerados por IA para manter o foco nas pessoas, sem atenção a detalhes complexos.
Decopy AI indicou que foto foi adulterada por IA
g1
Foto de Camila Pitanga foi adulterada
g1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.