História da Rádio Araguaia FM vira livro


Iuri Godinho e Téo José um locutor histórico da rádio (na época era chamado de Téo Auad), durante lançamento do livro
Reprodução / Instagram de Iuri Godinho
O jornalista Iuri Godinho lançou o livro “De bem com a vida – A história da Rádio Araguaia”, que detalha a história de uma das rádios mais importantes de Goiás que antecedeu a CBN Goiânia. A frequência, 97.1 FM, inclusive, é a mesma.
Ao POPULAR , o autor contou que a ideia de escrever o livro não foi dele, mas, sim, de Téo José, um locutor histórico da rádio do Grupo Jaime Câmara (na época era chamado de Téo Auad), além de Jonas Pires Peninha, diretor artístico da rádio durante muitos anos.
LEIA TAMBÉM:
Goiana é confundida com Ana Castela em vídeo com Zé Felipe
Angu de milho-verde com frango caipira: Jornal do Campo ensina receita da ‘culinária afetiva’
Festival Gastronômico de Pirenópolis reúne mais de 15 chefs e produtores artesanais de queijos e vinhos; veja a programação
De acordo com o autor, o livro resgata a trajetória da emissora e conta detalhes, bastidores e o cotidiano de quem fez a rádio acontecer. “O livro conta toda a história da Rádio Araguaia desde a primeira vez que o Jaime Câmara Júnior ouviu a rádio no ar. Eu conto lá onde ele estava, ele não estava em Goiânia, estava voltando de Brasília”, explica.
O jornalista garante que o livro tem muitas histórias de bastidores e navega pela ascensão e queda da rádio, além de contar a história dos principais locutores, como Barbosinha, Téo José, Celi Verri e os principais programadores, sobretudo no início da rádio, que nasceu em 1979 e teve seu auge no final dos anos 80/ início dos anos 90.
Principais eventos
Garota Araguaia que marcou época em Goiânia, a vencedora ganhava vários prêmios e era capa de disco. Tem também o curso de break dance da Rádio Araguaia. Falo sobre os principais programas como Executiva, Dona da Noite e Araguaia Show”, explica o autor sobre eventos promovidos pela rádio.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A influência desses programas para a história da capital goiana também é abordada no livro, já que, segundo o autor, foram programas que transformaram os principais locutores em ídolos populares.
Também falo sobre os shows feitos pela rádio que quase viraram tragédia: o último show do Raul Seixas e o show da Legião Urbana no antigo ginásio da PUC, que na época ainda se chamava Universidade Católica de Goiás (UCG), além de Xuxa e Roberto Carlos”, comenta.
De acordo com Iuri Godinho, foi a Rádio Araguaia que transformou a música goiana em sucesso popular em todo o estado. “O segundo capítulo é especial sobre a música goiana e essa é a minha relação com a Rádio Araguaia. Foi na Rádio Araguaia que eu pude ouvir com mais calma João Caetano, Fernando Perillo e Marcelo Barra”, conclui.
O livro pode ser adquirido pela internet ou de forma presencial na loja Goiás Tem História, na Rua 27A, 150, Setor Aeroporto.
VEJA TAMBÉM | Jorge Braga lança e-book em comemoração aos 85 anos do jornal O Popular
Jorge Braga lança e-book em comemoração aos 85 anos do jornal O Popular
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.