
COP30 – O aumento da temperatura afeta a produção de leite e ovos?
A produção de leite e ovos – dois itens essenciais da cesta básica do brasileiro – sofre impactos diretos com o aumento da temperatura global.
🥛 Leite: O aquecimento global altera o regime de chuvas e compromete a qualidade das pastagens, principal fonte de alimento do gado.
Além disso, o calor provoca estresse térmico, o que afeta a saúde, o bem-estar e o desempenho produtivo dos animais. Esse estresse diminui a produção de leite. E, quando o leite cai, toda a cadeia de derivados — como manteiga, requeijão e queijo — também é impactada.
No Brasil, a maior parte do rebanho é criada solta, no pasto, e precisa percorrer distâncias maiores em busca de água nos dias mais quentes.
🐔Ovos: As galinhas também sofrem com as altas temperaturas. A zootecnista Giseli Neri explica que elas não têm capacidade de suar e ainda tem as penas que retêm calor.
Segundo a especialista, quando esses animais sentem muito calor, o que acontece acima dos 27 graus Celsius, a produtividade diminui. Além de botarem menos ovos, a qualidade deles também cai.
🌽 E ainda: o principal alimento das galinhas é o milho — cultura muito sensível ao calor e à falta de chuva. Safras prejudicadas reduzem a oferta, encarecem o milho e aumentam os custos de produção dos ovos.
LEIA MAIS:
A carne vai ficar mais cara com o aquecimento global?
O que o café mais caro tem a ver com o clima?
a COP 30 e nosso futuro
COP30 – O que o café mais caro tem a ver com o clima?
O aumento da temperatura afeta a produção de leite e ovos?
g1