CORRIDA JOSÉ NARDEL


Giovani dos Santos e Kleidiane Barbosa vencem a Meia Maratona de Montes Claros. Com recorde de inscritos e um público rotativo na arena de eventos de mais de 3 mil pessoas, a Meia Maratona de Montes Claros “José Nardel” – edição 2025 foi realizada nesse domingo (29/06). A prova que abre as comemorações oficiais pelo aniversário de 168 anos do município teve como destaques individuais os mineiros Giovani dos Santos (Natércia/Sul de Minas) e Kleidiane Barbosa Jardim (Caraí/Vale do Jequitinhonha), campeões na categoria Elite Especial.
Foram 1,5 mil inscritos nas mais diversas categorias dos 21 KM e 7 KM, além dos PCDs. A realização é da Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, com o suporte de patrocinadores oficiais e apoiadores.
“Estamos felizes em entregar para a comunidade uma prova do mais alto nível, tanto técnico como em organização. Além de incentivar o esporte como algo preventivo para a saúde, enaltecemos a reciprocidade das parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para a realização de uma prova gabaritada e cada dia mais consolidada”, pontuou o prefeito Guilherme Guimarães na mensagem de encerramento da prova.
O propósito inclusivo da prova foi outro destaque. “Fico feliz por cumprir mais um desafio. Ainda não são todas as provas que contam com a categoria para deficientes, e a gente também busca superar as próprias limitações. Corro há dois anos, e me preparo como qualquer outro corredor, com alimentação especial e uma carga de treinos funcionais”, depôs Lucílio de Souza (56 anos), vice-campeão na categoria “Deficientes Visuais – 7 KM”.
A sua esposa Maria atua como guia, mas ele teve outra companhia especial: a filha Flávia de Souza, que fez a sua primeira corrida de rua por incentivo do pai. Luiz Gustavo Ramos foi o campeão no “handbike”.
“Quero aperfeiçoar o ritmo de competição para melhorar os meus índices oficiais, e ter esta condição numa prova local me ajuda muito”, disse, ao sugerir que a próxima edição “tenha distâncias mais longas para o “handbike”.
O resultado completo de todas as categorias e por faixa etária está disponível pelo link: https://corridasuai.com.br/.
RUAS DA CIDADE FORAM TOMADAS POR ATLETAS AMADORES E PROFISSIONAIS –
SECOM/PMMC
ATLETAS DE MONTES CLAROS
Além do recorde no número de competidores, a prova teve como novidade a nova categoria “Atletas de Montes Claros – masculino e feminino”, uma forma especial de valorizar os corredores locais. Wesley Sérgio de Andrade e Mag Santana venceram no desafio maior dos 21 KM, enquanto Kátia Custódio e Jefferson Santos foram os campeões montes-clarenses nos 7 KM.
“A prova cresceu muito em nível técnico com a chegada de pessoas de vários estados e de outras cidades. Você estar numa categoria para quem é da cidade é, além de uma valorização, um incentivo bem especial”, avalia Kátia Custódio, a campeã local entre as mulheres.
“Formar uma categoria só para quem é de Montes Claros vai além da premiação de agora. Vai servir de incentivo para as gerações futuras ou mesmo para quem tem o desafio pessoal de se superar e melhorar as próprias marcas”, completa Jefferson Santos, primeiro colocado na categoria “Montes Claros”.
Na categoria geral, Cleiton Barreto, de Francisco Sá, foi o vencedor nos 7 KM. Aliás, foi o primeiro competidor a cruzar a linha de chegada. Para encarar a Meia Maratona “José Nardel”, ele cumpriu uma agenda de seis dias por semana de treinamento, com soma de 60 a 80 quilômetros de distância/semana.
Sua esposa, Sueli Silva foi a segunda colocada, atrás somente da campeã Mag Santana. A corredora queniana Viola Kosgei ficou em 2º lugar na Elite – 21 KM. Houve, ainda, a premiação específica por faixa etária (três primeiros colocados – Masculino e Feminino).
Daniel: O percurso da Meia Maratona José Nardel privilegia um roteiro por cinco dos parques urbanos da cidade: Sagarana, Da paz, Sapucaia, Dos Mangues e Municipal Milton Prates. No ponto de largada/chegada foi montada uma arena com as tendas de todos os patrocinadores e apoiadores com prestação de serviços e degustações, pontos de hidratação, palco para shows e premiação, suporte médico e de forças de segurança, guarda volumes e banheiros.
Em homenagem ao radialista José Nardel Alves de Almeida (in memoriam), um dos principais nomes da imprensa esportiva local, a prova tem o suporte de patrocinadores como a Caixa/Governo Federal, Supermercados BH, Laboratório Santa Clara, Posto Opção e Cruzeiro do Sul – Educação a Distância, além de 23 apoiadores em suprimentos e logística.
Os parceiros estratégicos foram a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, 55º Batalhão do Exército, Guarda Municipal, Esurb, SAMU e MC Trans.
VENCEDORES
PCDs – 7KM Renan Viana Fonseca e Joanna D’Arc Britto (deficientes físicos)
Vítor Dalben dos Santos e Gleiciane de Souza (deficiência intelectual)
Claudinei Dias e Littiane Costa dos Santos (deficiência visual)
Luiz Gustavo Ramos (handbike)
Elite – 21 KM Giovani dos Santos e Kleidiane Barbosa
Geral – 21 KM Wesley Sérgio de Andrade e Claudete Maria de Souza
Montes Claros – 21 KM Roberto Renan Silva e Zenilda Rocha
Montes Claros – 7 KM Jefferson Dias Santos e Kátia Custódio
Geral – 7 KM Cleiton Barreto e Mag Santana
PROVA FOI ABERTA PARA TODOS OS PÚBLICOS
SECOM/PMMC
Adicionar aos favoritos o Link permanente.