
Caso aconteceu em instituição no município de Estação, no Norte do RS, na terça-feira (8). Três crianças e uma professora ficaram feridas. Um menino foi encaminhado para atendimento médico, mas morreu. Vídeo mostra crianças fugindo de escola onde colegas foram esfaqueados
Enquanto lavava roupas em casa, Ercinda Dala Corte ouviu um alvoroço vindo da rua. Sem saber o que estava acontecendo, foi até o portão e se deparou com uma cena que não vai esquecer: um grupo de crianças e uma professora correndo e chorando. A moradora de Estação, Norte do RS, acolheu os alunos da Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, após um ataque com faca na instituição na terça-feira (8).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
“Estavam chorando e me abraçaram. Acho que tinham 12, 13 crianças”, relata Ercinda.
O momento foi registrado por câmeras de monitoramento. No vídeo, é possível ver algumas crianças atravessando a rua e correndo em direção à residência. A vizinha abre o portão para abrigar os estudantes em segurança. (Veja acima)
Um adolescente de 16 anos invadiu a escola e feriu três crianças e uma professora com golpes de faca. Um menino foi encaminhado para atendimento médico, mas não resistiu e morreu. Saiba mais abaixo.
Sem imaginar a gravidade da situação, Ercinda, de 76 anos, pensou, em um primeiro momento, que o barulho poderia ser algum evento. No entanto, ao chegar ao portão, se deparou com a cena angustiante:
“Um monte de criança com a professora, todo mundo chorando. Recolhi as crianças e levei para dentro”, relata Ercinda.
Ela conta que ficou assustada. De acordo com a moradora, os alunos chamavam pelas mães. Já a professora teria pedido o celular de Ercinda para conseguir entrar em contato com o marido e pedir ajuda.
A vizinha confessa que, em toda a sua vida, nunca imaginou presenciar algo assim:
“Eu nunca achei que ia ver isso”, desabafa.
Ercinda Dala Corte, moradora de Estação
Rebecca Mistura/ Agencia RBS
Vítima e feridos
Os alunos esfaqueados são estudantes do 3º ano do ensino fundamental, conforme a Polícia Civil.
A criança que morreu foi atingida nas costas dentro de uma sala de aula, de acordo com a Polícia Civil. A vítima foi identificada como Vitor André Kungel Gambirazi, 9 anos.
Duas meninas de 8 anos ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais da região. Uma delas já foi liberada, conforme o prefeito. A outra menina passou por cirurgia e permanece em estado estável, de acordo com o hospital.
A docente tem 34 anos e é atendida ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim. Ela teria sido golpeada ao tentar intervir no ataque.
Um espaço de acolhimento com profissionais foi estabelecido para oferecer suporte e assistência para alunos e familiares, informou a prefeitura.
“Estamos com toda a nossa equipe mobilizada, prestando apoio e assistência contínua a todas as famílias e à comunidade escolar neste período”, diz comunicado da prefeitura. Leia abaixo.
A instituição de ensino tem 152 alunos. As aulas estão suspensas em toda a rede municipal por tempo indeterminado.
Criança é morta e três pessoas são feridas em ataque a faca em escola
Adolescente é apreendido
O adolescente foi imobilizado pela população e apreendido pela polícia minutos após a ação. Ele tem 16 anos, conforme a Brigada Militar (BM).
Segundo o prefeito, ele teria entrado na escola pela porta da frente para entregar um currículo. O adolescente pediu para ir ao banheiro e invadiu uma sala de aula.
O Ministério Público pediu à Justiça que o adolescente seja responsabilizado por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio e tentativas de homicídio. Além disso, solicitou que ele fique internado provisoriamente, por causa da gravidade do caso e do risco à comunidade.
Investigação
O caso é investigado pela Polícia Civil. Ele é morador do município e não possui antecedentes.
As motivações do ataque serão apuradas e devem ser esclarecidas. O adolescente fazia acompanhamento psiquiátrico havia mais de um ano.
Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, no Norte do RS
Reprodução/ RBS TV
Nota da prefeitura de Estação
“A Administração Municipal de Estação informa que as aulas em todas as escolas da rede municipal de ensino estão suspensas por tempo indeterminado.
Estamos com toda a nossa equipe mobilizada, prestando apoio e assistência contínua a todas as famílias e à comunidade escolar neste período.”
Mapa mostra escola em Estação onde crianças foram atacadas por adolescente
Arte/g1
VÍDEOS: Tudo sobre o RS