
Polícia investiga animais mortos em fazenda abandonada
Em uma fazenda de Santa Helena de Goiás, 80 cabeças de gado foram encontradas mortas vítimas de maus-tratos, segundo a Polícia Civil. Ao g1, o delegado responsável pelo caso, Luziano de Carvalho, contou que a fazenda contava com mais de 300 animais em situação de negligência.
“A pastagem totalmente degradada, nada de capim. E nessa área estavam pouco mais de 300 cabeças de gado, na qual 80 já morreram e o restante está lá sofrendo”, afirmou o delegado.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Como o nome da proprietária da fazenda não foi divulgado, o g1 não conseguiu localizar a defesa dela até a última atualização dessa reportagem.
Os policiais estiveram no local na segunda-feira (21) após receber uma denúncia da Agrodefesa na semana anterior. De acordo com o delegado, a fazenda conta com 350 hectares, dos quais grande parte estava arrendada para plantio.
LEIA TAMBÉM:
Tosador filmado dando socos em cadelas é indiciado por maus-tratos
Cão é adotado em delegacia e vira mascote ‘inspetor’ de grupo de proteção de animais
Cachorro preso a corda é arrastado por carro na GO-154; vídeo
Luziano afirmou que, há alguns dias, os animais foram colocados em um local onde são depositadas as palhas do milho colhido, algo que não tem nutrientes suficientes para o gado, que teve morte por fome e sede. O delegado contou que um caseiro contratado pela dona da terra era o responsável por cuidar dos animais, mas ele afirmou que não havia o suficiente para todos.
“Eu falei [para ele]: ‘Cadê o sal daqui?’. Ele me falou que só tinha um saco e que ele já tinha colocado. Aí eu questionei porque só tinha um saco. Lá tinha que ter milhares. E lá só tinha sal branco, mas lá tem que ser um sal proteinado, com suplemento”, declarou.
Ainda segundo o delegado, a proprietária da terra já foi notificada para prestar esclarecimentos na delegacia e o caso é investigado como maus-tratos, que tem pena de 2 a 5 anos e multa de R$ 3 mil por cada animal, com o valor total podendo ultrapassar R$ 900 mil.
Clique aqui e siga o perfil do g1 Goiás no Instagram
Enquanto investiga o caso, Luziano afirmou que está buscando meios de conseguir ajuda para os animais, mas o gado seguia na propriedade até a última atualização desta reportagem.
Animais mortos foram deixados no pasto de fazenda em Goiás, segundo delegado
Reprodução/TV Anhanguera
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás