
Confira a previsão do tempo nas cidades da região
Uma nova frente fria deve provocar chuvas intensas e ventania de até 60 km/h nas cidades do Vale do Paraíba e região, entre esta terça-feira (5) e quarta-feira (6). Os alertas foram feitos pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo a Defesa Civil de SP, são esperadas pancadas de chuva acompanhadas por raios e ventos de intensidade moderada. O Litoral Norte deve ser um dos locais mais afetados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Ainda de acordo com o órgão, os acumulados de chuva previstos não são considerados expressivos até o momento. No entanto, a combinação entre chuva, ventos e raios pode provocar transtornos pontuais, principalmente em áreas mais vulneráveis.
O Inmet também fez dois alertas para cidades da região. Um alerta é para o risco de chuvas intensas, com volume de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Além disso, o Inmet fez um alerta especial de ventos costeiros intensos que devem atingir o Litoral Norte e cidades próximas. Segundo o Instituto, nesse tipo de alerta há a “intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla”.
Nos dois alertas, o aviso é de perigo potencial (da cor amarela), o primeiro numa escala de severidade de três níveis, veja:
🟡 Amarelo: perigo potencial
🟠 Laranja: perigo
🔴 Vermelho: grande perigo
Por causa da previsão de mudança no tempo e os impactos que a chuva e o vento podem causar, o Inmet alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, entre outros.
Imagem de arquivo – Tempo fechado no Vale do Paraíba.
Maria Eduarda/Vanguarda Repórter
Cidades com alerta especial do Inmet para ventania:
Bananal
Caraguatatuba
Cunha
Ilhabela
Natividade da Serra
Paraibuna
São Luiz do Paraitinga
São Sebastião
Ubatuba
Cidades com alerta do Inmet para chuvas intensas:
Aparecida
Atibaia
Bom Jesus dos Perdões
Bragança Paulista
Caçapava
Cachoeira Paulista
Canas
Caraguatatuba
Cunha
Guaratinguetá
Igaratá
Ilhabela
Jacareí
Jambeiro
Lagoinha
Lorena
Monteiro Lobato
Natividade da Serra
Nazaré Paulista
Paraibuna
Pindamonhangaba
Piracaia
Potim
Redenção da Serra
Roseira
Santa Branca
São José dos Campos
São Luiz do Paraitinga
São Sebastião
Silveiras
Taubaté
Tremembé
Ubatuba
Para o Link Vanguarda, o meteorologista e pesquisador Gustavo Escobar, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), explicou que a mudança no tempo é decorrente de uma frente fria que está na altura da Argentina (provocando chuva no Sul) e um cavado que está na altura do Paraguai.
Uma parte desses sistemas atravessará o litoral e pode provocar aumento de nebulosidade e chuva. Como deve ter mais nuvens, principalmente na quarta-feira (6), as temperaturas máximas devem cair um pouco em função disso, deixando o dia mais frio.
A expectativa é que na próxima quinta-feira (7) esses dois sistemas se afastem e o sol volte a predominar em toda a região.
A instrução é que, em caso de perigo, o morador deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Imagem de arquivo – Tempo fechado na praia em Caraguatatuba
João Mota/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina