
Prefeitura de Juiz de Fora recebeu Charles Andrew Tang, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC)
Luiza Sudré/g1 TV Integração
O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), Charles Andrew Tang, está em Juiz de Fora ao longo desta semana para participar da missão Brasil-China, iniciativa voltada ao fortalecimento dos laços de cooperação econômica, industrial e cultural entre os dois países.
Em entrevista coletiva nesta terça-feira (5), na sede da Prefeitura, Charles Andrew Tang destacou a possibilidade de formalizar Juiz de Fora como cidade-irmã de um município chinês, o que pode abrir caminho para parcerias estratégicas nas áreas de desenvolvimento, inovação e intercâmbio econômico, além de viabilizar a instalação de uma empresa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
“Esperamos que esse seja o início de um novo capítulo nas relações entre Juiz de Fora e a China”, afirmou a prefeita Margarida Salomão (PT).
🔎 Para que duas cidades sejam consideradas irmãs, é necessário compartilharem características semelhantes — como população, porte econômico, estrutura urbana ou histórico de desenvolvimento. A partir do reconhecimento, os governos locais podem firmar protocolos de cooperação, que incluem desde intercâmbio de estudantes e empresários até a implementação de projetos conjuntos.
“Fui o responsável por trazer a Jac Motors para o Brasil, e também a BYD para Campinas. Agora, estou viabilizando a vinda de cinco novas indústrias para o país, uma delas com o porte da própria BYD. Esse grupo é gigantesco, que atua em diversas frentes: ônibus e caminhões movidos a hidrogênio e eletricidade, carros elétricos, painéis solares, ar-condicionado, geladeiras, televisores, entre outros”, explicou Charles Andrew Tang.
Apesar de mencionar algumas empresas, Charles Andrew não especificou qual delas poderia se instalar no município.
Ele também afirmou que Juiz de Fora é a primeira cidade em Minas Gerais com a qual busca uma parceria nesses moldes e que há duas opções de municípios chineses que podem firmar esse acordo. No entanto, os nomes não foram informados.
Além da prefeita, também participou da coletiva o secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ignacio Delgado.
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes