
Incêndio atinge galpão de antiga cooperativa de leite no bairro São Jorge, em Piracicaba
A antiga cooperativa de leite em Piracicaba (SP), que pegou fogo na madrugada desta terça-feira (5), começou a funcionar em 2003, com investimento de R$ 450 mil.
Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
O local recebia leite de 35 produtores da região de Piracicaba e produzia leite, bebidas lácteas e queijo frescal e muçarela. No entanto, em 2017, foi completamente desativada. Confira, abaixo, as atividades que envolveram a cooperativa:
2003 a 2005: usina cedida por convênio e funcionou parcialmente em 2004 e 2005. Atividades foram interrompidas por falta de recursos, segundo a Associação dos Produtores de Leite.
2007: prefeitura firma novo convênio com a Coplacana, que assume a instalação e administração da usina.
Janeiro de 2017: Coplacana encerra as atividades no local alegando inviabilidade econômica do negócio.
Dezembro de 2017: reportagem mostra o prédio em abandono com equipamentos inutilizados e deteriorados. Tanques com água parada, lodo e sujeira. Furtos de materiais (vasos, pias, cabos). Indícios de ocupação irregular por pessoas.
Junho de 2018: Câmara aprova projeto de lei para concessão da usina à iniciativa privada por 10 anos.
Outubro de 2019: lei de concessão é sancionada. Prefeitura previa licitação, sem data definida. Empresa vencedora deveria investir na modernização e manutenção do espaço. Não haveria repasse de recursos públicos.
Maio de 2022: Secretaria Municipal de Agricultura (Sema) informa que o processo de concessão não avançou. Destinação do prédio passa a ser avaliada para uso por outra secretaria.
Antiga cooperativa de leite em Piracicaba (SP) após incêndio na madrugada desta terça-feira (5)
Wesley Almeida/EPTV
Falta de vigilância
Em 2025, o prédio era utilizado como almoxarifado da prefeitura de Piracicaba e armazenava cadeiras, armários e outros itens não utilizados pelas secretarias locais.
Mesmo como depósito, o prédio não tinha vigilância constante, informou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto.
“Não contava com uma vigilância constante, mas a Guarda Municipal faz roda aqui no local”, afirma o secretário à EPTV.
Materiais queimados após incêndio na antiga cooperativa de leite em Piracicaba (SP)
Wesley Almeida/EPTV
Incêndio
Um incêndio destruiu, na madrugada desta terça-feira (5), cerca de 60% do material guardado no galpão de quase 640 m².
O fogo começou por volta das 3h30 e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e caminhões-pipa da Prefeitura. As chamas foram controladas, mas voltaram por volta das 6h, exigindo nova intervenção. Ninguém ficou ferido.
O imóvel, localizado na Rua Itatinga, no bairro São Jorge, teve o combate às chamas finalizado por volta das 9h30 da manhã. Ao todo, foram utilizados cerca de 80 mil litros de água para conter o incêndio.
A fumaça pôde ser vista de longe, e moradores relataram à EPTV intensa movimentação de viaturas durante a madrugada.
O local foi interditado pela Defesa Civil, e uma perícia foi acionada para identificar as causas e o ponto exato de origem do incêndio.
Incêndio atinge cooperativa de leite desativada em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Próximos passos
Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, os materiais que ficaram intactos das chamas devem ser leiloados nos próximos meses. Já o destino do prédio ainda está em estudo.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura negou que o espaço estava abandonado e afirmou que era utilizado regularmente como deposito. A administração disse também que aguarda o resultado da perícia que deve esclarecer as causas do incêndio.
Galpão de antiga cooperativa de leite de Piracicaba é atingido por incêndio
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.