
Obras no Canal do Mercado em Santos, SP, causam alterações no serviço de catraias
Divulgação/APS
A Autoridade Portuária de Santos (APS) começou na terça-feira (12) as obras de recuperação e reforço estrutural dos pontilhões do Canal do Mercado, além da remodelação da escada de acesso ao cais na mesma região.
A empresa Jatobeton Engenharia Ltda está responsável pelo serviço, que tem investimento de R$ 5,65 milhões e prazo de conclusão de 10 meses, até junho de 2026. Entre os trabalhos previstos estão: recuperação de lajes e vigas, reforço estrutural, proteção contra corrosão e modernização da escada.
Durante o período das obras, o transporte por catraia entre Santos e Vicente de Carvalho, em Guarujá, passará por alterações. Os embarques e desembarques serão realizados no estuário, na altura do armazém 15, como já ocorre em dias de maré alta.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
As intervenções serão feitas de segunda a sexta-feira, entre 20h e 5h30. Para acessar o Mercado Municipal a partir do estuário, os pedestres poderão utilizar a faixa com semáforo na Avenida Engenheiro Sérgio da Costa Matte, na perimetral do Porto.
Segundo a APS, a mudança foi acordada com a Associação de Catraieiros de Santos e tem como objetivo garantir a segurança de trabalhadores, passageiros e da infraestrutura local. Os horários foram definidos para evitar impactos nos períodos de maior movimento.
Como alternativa à catraia, a barca que liga Vicente de Carvalho à Praça da República, no Centro de Santos, seguirá operando normalmente, sem alterações.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos