
Câmara Municipal de Presidente Prudente (SP)
Arquivo/g1
A Associação Comercial e de Inteligência de Presidente Prudente (Acipp) publicou um posicionamento em suas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (13), repudiando a aprovação do aumento de 13 para 19 vereadores em Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
De acordo com a Acipp, a votação foi feita de forma pouco transparente, sem consulta pública, sem diálogo, e representa um retrocesso que desrespeita o cidadão prudentino, o empreendedorismo e o uso responsável dos recursos públicos.
Confira abaixo o texto na íntegra:
“MANIFESTO DE INDIGNAÇÃO
A ACIPP (Associação Comercial e de Inteligência de Presidente Prudente), enquanto entidade representativa do empresariado local, vem a público expressar profunda indignação com a aprovação do aumento no número de cadeiras do Legislativo Municipal, passando de 13 para 19. Trata-se de um percentual muito expressivo, de quase 50%, que representará significativo aumento de gastos públicos e maior peso ao contribuinte prudentino.
Entristece-nos, profundamente, a maioria dos vereadores aprovarem um aumento que não reflete, necessariamente, na qualidade do atendimento à população, já que o nosso Poder Legislativo vem trabalhando a contento com as atuais 13 cadeiras.
Colocada em votação sem a devida transparência, na calada da noite, e ainda carente de consulta pública e de um diálogo com a população, tal medida: fere os critérios republicanos, desrespeita os cidadãos e apequena a nossa Casa Legislativa.
A ACIPP e a sociedade produtiva de Presidente Prudente repudiam veemente tal decisão, e permanecerão vigilantes e sempre abertas ao diálogo que favoreça o desenvolvimento econômico e o uso responsável dos recursos públicos.
Presidente Prudente, 13 de agosto de 2025”.
VEJA TAMBÉM:
‘A população é quem vai pagar’, destaca representante da Uepp sobre ampliação do número de vereadores em Pres. Prudente
Em segunda discussão, Câmara aprova projeto que amplia número de cadeiras de vereadores em Presidente Prudente
Após recesso parlamentar, votação de projeto que amplia número de cadeiras de vereadores fica para próxima segunda-feira
Associações mobilizam abaixo-assinado contra aumento de salários de políticos e acréscimo de vereadores em Pres. Prudente
Câmara aprova aumento de 13 para 19 cadeiras e reajuste salarial de 97,1% para vereadores em Presidente Prudente
Manifesto de indignação sobre o aumento de vereadores em Presidente Prudente (SP)
@acipp.prudente
‘Surpresa’
A votação do projeto que amplia o número de vereadores de 13 para 19 a partir de 2029 também causou indignação entre os representantes da União das Entidades de Presidente Prudente e Região (Uepp), do Grupo Lidera e do Conselho de Veneráveis Mestres e Mestres (CVVMM), da Maçonaria.
Segundo o vice-presidente da Uepp, Ricardo Nogueira de Souza Macedo, o assunto estava previsto para ser discutido no dia 18 deste mês, mas foi colocado na pauta desta segunda-feira (11) de forma repentina, “pegando todos de surpresa”.
Desde o dia 24 de julho, os representantes da Uepp e do CVVMM estão mobilizando um abaixo-assinado on-line contra o aumento do número das cadeiras e contra o reajuste dos salários dos cargos de vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais de Presidente Prudente. Até o momento desta publicação, nesta quarta-feira, a plataforma contabilizava 1.343 assinaturas. Acesse o abaixo-assinado clicando aqui.
Nota oficial
O Poder Legislativo divulgou a seguinte nota oficial sobre o assunto:
“A Câmara Municipal de Presidente Prudente informa que, somente no primeiro semestre de 2025, os 13 vereadores já viabilizaram para a Administração Pública aproximadamente R$ 11 milhões em emendas parlamentares, obtidas junto a deputados estaduais e federais. Esse resultado demonstra, de forma concreta, a importância e a efetividade do trabalho legislativo em prol da população.
Nos últimos anos, Presidente Prudente apresentou significativo crescimento populacional. A representatividade da Câmara acompanha esse avanço, em conformidade com a Constituição Federal, que estabelece que municípios com população entre 160 mil e 300 mil habitantes podem ter até 21 vereadores. Desde 2004, o Legislativo prudentino conta com 13 cadeiras. Agora, após aprovação de readequação, o número será ampliado para 19 vereadores a partir da próxima Legislatura.
Essa ampliação possibilitará maior captação de recursos, ampliando o atendimento às entidades que possuem alta demanda e contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população em todos os bairros. Também garantirá mais representatividade para os munícipes, fortalecendo o diálogo entre comunidade e Legislativo.
Por fim, a Câmara esclarece que todos os processos internos tramitam de forma regular, em estrita observância à legislação vigente”.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.