
Mostra está aberta ao público até o dia 18 de julho, com entrada gratuita, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira. Exposição beneficente arrecada recursos para nova sede de acolhimento a pacientes com câncer
Danielly Freitas
A Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC) de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, está realizando a exposição beneficente “Das Entranhas para as Telas”, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC). A mostra segue aberta ao público até o dia 18 de julho, com entrada gratuita.
A exposição tem curadoria da escritora Lélia Vitor Fernandes. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h. O MAC está localizado na Rua Professor Geminiano Costa, no centro da cidade.
De acordo com a AAPC, a renda obtida com a venda das obras será utilizada para a compra do terreno onde será construída a nova sede da instituição.
A exposição reúne 56 pinturas produzidas por pacientes atendidos pela AAPC, durante oficinas promovidas na casa de apoio. Algumas peças também foram doadas pela professora e voluntária Anúbis Cedraz, que acompanha o desenvolvimento artístico dos pacientes.
Segundo Edney Gomes, coordenadora da associação, a arte surgiu como uma forma de acolhimento. “No início, eram apenas rabiscos. Com o tempo foram aprimorando e percebemos a beleza e a sensibilidade nos traços. As pinturas ganharam forma e quando paramos para observar, surgiu a ideia da exposição”, disse Edney.
Sobre a AAPC
A AAPC é mantida por doações e conta com o apoio de cerca de 25 voluntários. A instituição oferece acolhimento a pacientes com câncer de diversas cidades da região de Feira de Santana, já que apenas três cidades da Bahia oferecem tratamento oncológico.
Atualmente, cerca de 60 pessoas são atendidas semanalmente na casa de apoio. Além disso, são distribuídas entre 700 e 800 cestas básicas por mês. A instituição também realiza doações de próteses mamárias, perucas, materiais de curativo e empréstimos de cadeiras de rodas e muletas.
Para a coordenadora do MAC, Georgia Pitombo, é uma honra receber a exposição. “O MAC é um espaço de arte, mas além disso, é um lugar de troca e afeto. Essa mostra solidária remonta a uma das faces mais bonitas que a arte proporciona, que é o poder de transformar as vidas que ela toca”, afirmou.
SERVIÇO
O QUE: Exposição beneficente “Das Entranhas para as Telas”
QUANDO: Até 18 de julho
HORÁRIO: Terça a sexta, das 8h às 17h e sábado, das 13h às 17h
ONDE: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC), Rua Professor Geminiano Costa, Centro, em Feira de Santana
QUANTO: Entrada gratuita
LEIA MAIS:
Museu de Feira de Santana recebe exposição especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Edvana Carvalho apresenta peça gratuita sobre empoderamento da mulher negra no interior da Bahia
Museu Parque do Saber oferece programação especial de férias em Feira de Santana
Exposição apresenta a fotografia da Bahia do século XXI
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻