AquaRio recebe axolotes vítimas do tráfico de animais

AquaRio recebe axolotes vítimas do tráfico de animais
O AquaRio tem novos moradores: são axolotes, anfíbios aquáticos de origem mexicana que foram vítimas do tráfico de animais e não podem mais ser devolvidos à natureza. Agora, passam a viver sob os cuidados da equipe técnica do aquário e também vão ajudar a ciência.
Com um visual simpático e um sorriso permanente no rosto, o axolote conquista o coração de crianças e adultos. Natural do México, ele nasce em um lago chamado Xochimilco, é retratado na nota de 50 pesos e faz parte da mitologia asteca. Apesar disso, está ameaçado de extinção.
“Legal. Ele é interessante”, disse o garoto João Pedro, ao conhecer o animal. “Ele tá sempre sorrindo”, comentou uma menina, encantada.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Popularizado entre jovens por meio de jogos online, o axolote virou alvo do tráfico de animais. Sua venda como animal de estimação é proibida e considerada crime ambiental.
Estima-se que haja menos de mil indivíduos na natureza atualmente. Em 2022, o Ibama e a polícia apreenderam 22 axolotes no Mato Grosso do Sul. Em maio deste ano, o Jornal Hoje mostrou o processo de transferência dos animais para o AquaRio.
Segundo a equipe do aquário, devolvê-los ao habitat original poderia colocar em risco tanto os axolotes quanto outras espécies.
O biólogo marinho Rafael Franco, gerente técnico do AquaRio, explicou: “Tem uma linha de pesquisa voltada para o câncer porque a célula dos axolotes tem grande capacidade de regeneração.”
Essa habilidade chama a atenção de cientistas: os axolotes conseguem regenerar membros, partes do coração e até tecidos cerebrais. Por isso, são esperança em estudos sobre tratamentos regenerativos e contra o câncer.
O espaço de exposição foi aberto ao público nesta terça-feira (29). Oito axolotes estão disponíveis para visitação. Os demais seguem em quarentena e fazem parte de uma pesquisa científica.
O carisma dos novos moradores do AquaRio já fez sucesso imediato entre os visitantes mais jovens. A interação com o animal encantou a pequena Fernanda, que veio vestida com uma fantasia de axolote:
“Mostrei a língua pra ele, mas ele não mostrou de volta”, contou, rindo. A paixão é tão grande que o axolote já foi até tema da festa de aniversário dela.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.