
Festival do açaí celebra também a arte e a cultura
Divulgação
A comunidade Piquiatuba, localizada na Floresta Nacional do Tapajós, município de Belterra, já deu início aos preparativos para a 19ª edição do tradicional Festival do Açaí, que este ano traz como tema: “Açaí, o fruto da sustentabilidade dos povos da Amazônia”. A organização do evento é de responsabilidade da Associação Cultural Folclórica Turística Piquiatuba.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Desde a primeira edição, o festival, além de dar visibilidade à produção do açaí, dá protagonismo à cultura regional por meio de apresentações preparadas pelos próprios comunitários, e assim, ano após ano, atrai um número maior de visitantes. É uma verdadeira celebração de arte, cultura e sustentabilidade.
No fim da semana passada, o presidente da Associação, Jonival Neves, reuniu com representantes do poder público municipal para tratar dos primeiros encaminhamentos visando a realização do festival deste ano. Já está sendo feito o alinhamento entre os setores envolvidos para garantir a estrutura e o apoio necessários à realização do evento.
Jonival Neves comanda a equipe de organização do festival do açaí de Piquiatuba
Divulgação
A coordenação do festival segue também em busca de parcerias e apoios institucionais que possam fortalecer ainda mais a realização do evento, reafirmando o compromisso com a valorização da tradição e do protagonismo regional.
Marcado para o dia 15 de novembro, o Festival do Açaí de Piquiatuba é considerado o maior evento cultural, folclórico e turístico da região da Flona do Tapajós, atraindo visitantes de diversas partes do Brasil e até do exterior.
“Com forte participação das comunidades vizinhas e também do centro do município de Belterra, o festival é um momento de orgulho e celebração da identidade cultural belterense”, destacou Jovinal Neves.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região