
Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Reprodução/UEMA
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) prorrogou até 29 de agosto o prazo para se inscrever no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2026). As inscrições podem ser feitas pela internet.
Clique aqui e acesse a página de inscrição
Com a prorrogação do prazo, o pagamento do boleto da taxa de inscrição no valor de R$ 85, poderá ser feito até 1º de setembro. Os candidatos que tiveram o pedido de isenção aceito não precisarão pagar a inscrição. Podem se inscrever os candidatos que concluíram o ensino médio ou estão cursando o terceiro ano em 2025.
Ao todo, estão sendo ofertadas 5.980 vagas, sendo 5.130 para a UEMA e 850 para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).
Para se inscrever, o candidato deve acessar o site oficial, preencher o formulário com seus dados pessoais, curso, cidade onde vai realizar a prova e gerar o boleto bancário.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Taxa de inscrição
A UEMA reforça que não aceita o pagamento da taxa de inscrição via PIX. O único meio válido é o boleto gerado diretamente pelo sistema. Segundo o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UEMA, foram identificados casos de candidatos que fizeram o pagamento via PIX diretamente para as contas da universidade.
Caso o candidato tenha efetuado duplicidade de pagamento (boleto e Pix), ele poderá solicitar a devolução apenas do valor pago por Pix, por meio de requerimento enviado no e-mail [email protected].
PAES 2026
Inscrições para o PAES 2026 da Uema terminam nesta sexta-feira (22)
O processo seletivo será realizado em etapa única, com prova composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha e uma produção textual. As obras literárias obrigatórias são:
“Cantos à beira-mar” – de Maria Firmina dos Reis
“As meninas” – de Lygia Fagundes Telles
“Entre a espada e a rosa” – de Marina Colasanti
A prova será aplicada simultaneamente, no dia 30 de novembro, em 23 campi da Uema e UemaSul, distribuídos estrategicamente pelo estado para facilitar o acesso dos candidatos: São Luís, Bacabal, Balsas, Caxias, Coelho Neto, Coroatá, Barra do Corda, Coroatá, Codó, São Bento, Pinheiro, Colinas, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês, São João dos Patos, Timon, Zé Doca, Açailândia, Estreito e Imperatriz.
ACESSE O EDITAL CLICANDO AQUI.